Categories: Comunicação

E-commerce deve faturar R$ 185 bilhões em 2023, diz estudo

De acordo com um estudo elaborado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões em 2023. Em 2024, o mercado deve chegar a R$ 205 bilhões e saltar para R$ 225 bilhões em 2025. Para 2026, a entidade projeta que a área irá gerar uma receita de R$ 248 bilhões, número que deve saltar para R$ 273 bilhões em 2027.

Paralelamente, dados da NielsenIQEbit revelam que o número de brasileiros que consomem no ambiente on-line aumentou 24% em 2022, em relação a 2021, mesmo com o fim das medidas de quarentena e isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 que, até então, inviabilizaram o comércio tradicional.

Cristina Boner, presidente do Conselho Fiscal do grupo Drexell, observa que o e-commerce acompanhou a evolução da internet no país. “Antes da fibra óptica, existia a internet discada. Nessa época, o carregamento das informações era bastante lento. A qualidade da conexão impedia a expansão do comércio virtual”, pontua.  “Com o avanço da tecnologia, porém, as coisas começaram a andar”, complementa.

Boner explica que o comércio virtual é uma modalidade de transação realizada por meio de aparelhos eletrônicos conectados à internet, como computadores, smartphones e tablets. “O e-commerce se tornou ainda mais popular no pós-pandemia, com grande abrangência e audiência”.

Ela também destaca que, embora o tipo mais comum de e-commerce seja a loja virtual, o marketplace, espécie de shopping virtual, foi o grande catalisador do avanço do segmento no país. De fato, os marketplaces foram reconhecidos como o principal canal utilizado por e-consumidores, de acordo com a pesquisa “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – varejo de moda (roupas, calçados e acessórios)”, realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com o Instituto Qualibest.

Segundo a análise, 98% dos entrevistados pesquisam antes de comprar itens de moda. Dentre os brasileiros ouvidos, 40% pesquisam antes de comprar acessórios, calçados e peças de vestuário em sites de busca, seguido por 22% em marketplaces.

“Vale observar, também, que as vendas por redes sociais e a televisão digital também são gêneros de comércio eletrônico e, por assim dizer, a ‘nova onda’”, acrescenta Boner. “Nesse panorama, é preciso inovar para não desaparecer. Esse é o desafio diário de centenas de milhares de empresas que se ‘digladiam’ no mundo corporativo em busca de espaço no mercado”, articula.

Para concluir, a presidente do Conselho Fiscal do grupo Drexell ressalta que a transformação digital tem promovido disrupções no mercado – mudanças que não permitem retrocessos. “Alguns setores sentem mais e se beneficiam desse impacto, como os segmentos de energia, hoteleiro, financeiro, de saúde, varejo, alimentício, de comunicação e mídia, como aqueles que tiveram forte impacto, não só pela transformação digital, mas pelas mudanças no comportamento do consumidor”.

Para mais informações, basta acessar: www.cristinaboner.com.br 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Rigaku desenvolve tecnologia para a visualização 3D da estrutura em escala atômica do carbono amorfo

- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…

7 horas ago

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

7 horas ago

Experian é nomeada pela Fortune e pelo Great Place to Work® como um dos melhores locais de trabalho do mundo em 2024

O reconhecimento homenageia as 25 principais empresas que desenvolvem as melhores culturas de local de…

7 horas ago

Keturah finaliza obras de infraestrutura do The Ritz-Carlton Residences, Dubai, Creekside e inicia sua construção

A Keturah, o revolucionário conceito imobiliário e hoteleiro de luxo e bem-estar, anunciou marcos importantes…

1 dia ago

Cloudera Adquire Plataforma da Octopai para Fornecer Dados Confiáveis em Todo o Acervo de Dados da Nuvem Híbrida

A melhor plataforma de linhagem de dados e de catálogo da Octopai para fornecer capacidade…

1 dia ago