Categories: Comunicação

E-commerce segue em constante ascensão desde 2020

O comércio eletrônico no Brasil tem experimentado uma mudança desde 2020. De acordo com dados do instituto NielsenIQEbit, o ano de 2022 registrou um aumento de 24% no número de consumidores que aderiram às compras on-line no país, em comparação com o ano anterior.

O relatório revelou que o e-commerce brasileiro obteve um crescimento de 2% ao longo do ano de 2022, sendo os meses de janeiro, fevereiro e maio considerados os mais promissores. Os segmentos de mercado digital com menor ticket médio, ou seja, que oferecem produtos mais acessíveis, foram os que mais prosperaram durante o período. Entre eles, destacaram-se os setores de alimentos e bebidas, com um crescimento de 82,8% no volume de pedidos; seguido por perfumaria e cosméticos, com 22,5%; saúde, com 16,9%; bebês e companhia, com 12,3%; e esporte e lazer, com 8,4%.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Insider Intelligence apontou o Brasil como um dos dez países com maiores expectativas de crescimento no e-commerce em todo o mundo, no ano de 2022. A ABComm Forecast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) também divulgou dados relevantes, apontando que o faturamento do e-commerce no Brasil em 2022 atingiu a marca de R$ 169,59 bilhões. Esses números representam uma diferença significativa de mais de 18 bilhões em relação ao faturamento do ano anterior, que foi de R$ 150,82 bilhões.

Segundo o diretor comercial da Contajá, Heitor Carvalho, o Brasil possui um cenário de vendas muito forte e essa mudança se intensificou durante a pandemia. “Em várias faixas etárias, a mudança no perfil de consumo já aconteceu. O e-commerce é um excelente exemplo de adaptação e inovação e está alcançando números recordes a cada ano que passa”, afirma.

O especialista ressalta que, em um negócio on-line, a tendência é que a velocidade de compra de um cliente seja menor, exigindo uma boa estrutura logística e transporte. “Isso traz diferentes desafios para o e-commerce, exigindo uma grande sintonia entre parceiros estratégicos”, analisa.

Contabilidade on-line no e-commerce

O diretor comercial da Contajá pontua que, hoje em dia, os empreendedores e empresários podem focar exclusivamente nas vendas e contar com equipes especializadas que realizam os trâmites da contabilidade on-line.

“Assim como o e-commerce, a contabilidade online é fruto da necessidade de inovação e agilidade para o consumidor”, esclarece. Para o especialista, fazer isso em território nacional, para um cliente que vende de norte a sul, é necessário estar muito atualizado. Afinal, mudanças estão saindo a cada minuto na legislação tributária do Brasil. “Ter uma contabilidade que já está acostumada e, principalmente, capacitada para a responder a todas estas mudanças de maneira rápida e eficiente é fundamental para o e-commerce”, completa.

Além disso, conforme relata Carvalho, a estrutura de tecnologia que envolve um e-commerce é muito inteligente e precisa estar muito integrada a todas as especificidades contábeis que o negócio exige. “Uma contabilidade on-line consegue auxiliar na integração e configuração destes programas para deixar toda a parte contábil já integrada e automatizada para o empresário”, finaliza.

De acordo com um estudo realizado pela NuvemShop, empresas de pequeno e médio porte no segmento de comércio eletrônico movimentaram aproximadamente R$ 703 milhões no primeiro trimestre de 2023, registrando um crescimento de 23% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O grande destaque desse trimestre foi observado durante o Dia do Consumidor, com um crescimento de 31% em relação ao ano precedente.

Para saber mais, basta acessar: www.contaja.com.br

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Keturah finaliza obras de infraestrutura do The Ritz-Carlton Residences, Dubai, Creekside e inicia sua construção

A Keturah, o revolucionário conceito imobiliário e hoteleiro de luxo e bem-estar, anunciou marcos importantes…

23 horas ago

Cloudera Adquire Plataforma da Octopai para Fornecer Dados Confiáveis em Todo o Acervo de Dados da Nuvem Híbrida

A melhor plataforma de linhagem de dados e de catálogo da Octopai para fornecer capacidade…

23 horas ago

Andersen Global acrescenta recursos de fusões e aquisições e de banco de investimentos à plataforma na África do Sul

A Andersen Global continua desenvolvendo sua plataforma multidisciplinar na África do Sul por meio de…

23 horas ago

Cloudera Lança Novo Assistente de IA para Ajudar a Aumentar a Eficiência dos Profissionais de Dados

O Cloudera Copilot for Cloudera AI acelera a produtividade, aprimora a colaboração e apoia o…

23 horas ago

Inovação revolucionária: Suécia perto do status de país livre de fumo

Em uma conquista espetacular para a saúde pública, a Suécia anunciou que está quase alcançando…

23 horas ago

GoFundMe lança Profiles: uma nova abordagem para compartilhar e apoiar causas

A GoFundMe está lançando o GoFundMe Profiles, uma nova ferramenta criada para capacitar as pessoas…

23 horas ago