Categories: Comunicação

E-commerce: transportadora paulistana implementa fulfillment

A J3 Flex, transportadora paulistana focada na entrega de encomendas para e-commerce, implementou “fulfillment” (cumprimento, em português) em suas operações. A modalidade inclui todos os processos envolvidos na operação logística de uma loja on-line, desde a hora do pedido até a entrega para o consumidor final. 

A empresa nasceu em 2010, como J3 Brasil Express, em São Paulo (SP). De início, o negócio operava com motofretes realizando serviços de entregas de motos para a capital do estado. Durante dez anos, a empresa atuou com essa modalidade, com apenas oito funcionários, até a chegada da pandemia de Covid-19 ao país, em março de 2020.

Em setembro do mesmo ano, o empreendimento firmou uma parceria com o Mercado Livre para fazer envios rápidos de encomendas em 1 dia útil, o que levou a empresa a expandir até chegar aos atuais 746 funcionários, que atuam para cumprir entre 22 a 25 mil entregas diárias. Hoje, o negócio está presente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Carlos Gonçalves, sócio-fundador da J3Flex, destaca que, da separação do produto em estoque até a entrega final ao cliente, são necessárias quatro etapas relacionadas ao fulfillment: “armazenamento”, “separação”, “embalagem e transporte” e “entrega”. 

Além disso, o processo de logística envolve emissão de notas fiscais e relatórios; controle de saída de produtos em estoque; recebimento e preparação de pedidos; rastreio e distribuição das entregas; e suporte ao cliente, troca e devolução.

Gonçalves conta que a empresa “abriu os olhos” para a oportunidade de implementar a fulfillment em seus negócios durante um evento em que a J3 Flex participou como expositora. “Muitos clientes com quem a gente vinha conversando de outras cidades e estados perguntaram se faríamos esse tipo de serviço, pois suas operações são grandes e demandam a modalidade aqui no estado de São Paulo”, reporta.

Ele explica que foi a partir disso que a empresa decidiu implementar o serviço em sua operação – não somente o Last Mile (etapa final da entrega), como em todo o processo de armazenamento e embalagem dos produtos que, no momento, é o único serviço realizado. 

“Agora, com esses modelos de negócios na J3 Flex, nossas expectativas estão altas”, afirma. Segundo uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio on-line irá atingir R$ 185,7 bilhões este ano. Em 2024, o mercado deve chegar a R$ 205 bilhões e passar para R$ 225 bilhões em 2025. Para 2026, a área irá gerar uma receita de R$ 248 bilhões, número que deve saltar para R$ 273 bilhões em 2027.

De forma síncrona, indicativos da NielsenIQEbit mostram que o número de e-consumidores aumentou 24% no ano passado, em relação a 2021, mesmo com o fim das medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 que, até então, impediam o comércio tradicional.

Josué de Souza, sócio-fundador da J3FLEX, conta que, entre os planos para o futuro, a empresa planeja expandir e crescer no mercado de fullFilment, que representa uma nova fase e outro patamar para o negócio.

“Estamos felizes com as novas etapas que estamos construindo, não apenas para a empresa, como para a sociedade e para os clientes”, afirma Souza. “Esperamos triplicar o tamanho do negócio em relação a volume de entregas, armazenamento e faturamento”, revela. 

Para mais informações, basta acessar: https://enviosj3flex.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

20 horas ago

Dubai Future Foundation publica relatório especial “Global 50” sobre a juventude antes da Cúpula da ONU

Elaborado com contribuições de especialistas internacionais e de especialistas estabelecidos dos Emirados Árabes Unidos, o…

20 horas ago

Além do salário: a desigualdade de gênero persiste

Ambiente de trabalho saudável, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento igualitárias são fatores importantes para a…

20 horas ago

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Biscoito é um alimento que tem penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Marca traz versão…

20 horas ago

Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

Executivo explica que as ligações clandestinas de energia geram um custo que acaba sendo repassado…

20 horas ago