Opinião

É porque eu tenho síndrome de Down — por Edson de Oliveira

Deve ter sido na Treibhaus, uma danceteria gótica que eu frequentava nos Jardins no começo da década de 1990, ou no “Zensor”, um programa de electronic body music que eu ouvia e gravava no começo da mesma década citada, que conheci o trabalho do Trisomie 21, banda francesa formada em 1981 pelos irmãos Philippe e Hervé Lomprez.

Leia mais:

Até então, eu não sabia que o nome da banda era o termo médico usado para (o cromossomo extra que causa) a síndrome de Down.

Com a maioria dos títulos em inglês, as músicas são cantadas em francês, ora convidando para uma pista lotada, como “Logical Animals”, “Breaking down”, “Is Anybody Home, Pt. 1”, “Djakarta”, “Waiting for”, “The Last Song”, “The Missing Price” e “Sharing Sensation”, ora para um quarto vazio, como “La Fête Triste”.

Senti saudade da banda, a cujo show em São Paulo, em 2005, tive o prazer de assistir, quando o dublador Paco, personagem da novela das 9 da Globo, que acaba na data em que escrevo este texto, apresenta o monólogo sobre a filha dele, como transcrevo abaixo:

Trissomia do cromossomo 21. Síndrome de Down. Minha filha, recém-nascida, no colo da mãe, e o médico, na frente de nós, explicando. Prega no canto do olho, mindinho virado… pra dentro, hipotonia muscular… a orelha mais baixa. Muita gente acha que, quando nasce uma criança, nasce um pai, uma mãe. No meu caso, não era verdade. Minha filha tava lá, mas eu tava longe… antes de ela nascer… querendo voltar no tempo… tentando recuperar quem eu era… incapaz de dizer: “Minha filha tem síndrome de Down”. Até queria falar, mas as palavras não saíam, tinha vergonha, me senti humilhado. “Meu filho é novo demais pra conviver com esse problema.” O problema, no caso, era Mel, e a solução pra mãe desse menino era minha filha sair da escola. É engraçado que nessa época eu escutava muitos nãos: gordo demais, bonito de menos, engraçado demais. Aí eu… vagando assim pela rua sem ter direito o que fazer… às vezes eu encontrava um conhecido, ah, eu mentia: “Começando ensaiar uma peça, vou entrar numa novela”. Claro, eu mentia sobre a minha filha: “Ela tá bem, tá na escola”. Eu e a mãe da minha filha, num périplo pra tentar arrumar uma escola que aceitasse a Mel. Um dia… nós távamos na casa de uns amigos, eu tava na beira da piscina, e eu escutei… as crianças rindo… apontando. Eu, com a força do meu pensamento, eu tentei de tudo pra Mel fechar a boca, botar a língua pra dentro. Teimosa, insistia em ficar fora da boca. E as crianças lá rindo, apontando: “Ela é bebê, com a boca aberta”. A Mel, ao invés de fechar a boca, falou em alto e bom som, de maneira espontânea, natural, tranquila: “É porque eu tenho síndrome de Down”. Aí fez aquele silêncio, né? Silêncio constrangedor, mas respeitoso. Eu também fiquei em silêncio. Tudo na vida da minha filha tinha sido uma conquista, inclusive falar. A hipotonia afeta a musculatura da boca. Mastigar… falar… engolir, articular, tudo é difícil. Mas, antes de mim, porque eu não tinha nenhuma dificuldade, nenhum impedimento, a não ser com minha cabeça, a Mel falou, em alto e bom som, tranquila: “É que eu tenho síndrome de Down”. Naquele momento… eu aprendi a falar também… naquele momento, aprendi a ser pai. Um bilhão de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência. É uma minoria gigantesca. E a pergunta que fica é: quem decide quem é normal? Quem decide quem tem que ser celebrado, consertado? Ideias, mentalidades, preconceitos é que têm deficiência; as pessoas, não. A questão é que não é uma doença, é uma condição. E não é: “Você é diferente”. Não. Eu, você… você… vocês… nós somos diferentes. Tudo bem ter síndrome de Down, ser gordo, magro, careca, cabeludo, tudo bem ser diferente. Essa peça, no fundo, na verdade, é sobre um pai… um pai maluco, que demorou pra nascer, oito anos, depois de a filha ter nascido. Eu sei que isso não parece ser possível, mas acontece que nesse mundo… tudo é possível.

Compartilhe
0
0
Edson de Oliveira

Revisor há mais de 20 anos, corrigindo principalmente legendas de vídeo, transcrição de áudio, textos jornalísticos e acadêmicos, é editor dos blogues “Café Elétrico” e “Blogue da Revisão”.

Recent Posts

Reconhecimento facial impulsiona crescimento do setor

A tecnologia de reconhecimento facial utiliza inteligência artificial para extrair características faciais e criar um…

5 minutos ago

Dia do Trabalho: Brasil está fora do Top 50 em acidentes, mas logística preocupa

Há cem anos, o Dia do Trabalho tornou-se feriado no Brasil. A data de 1º…

34 minutos ago

Empresa de logística está com 300 vagas abertas

O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o…

55 minutos ago

Setor de Telesserviços prevê desemprego com a reoneração da folha

O Setor de Teleserviços no Brasil desempenha um papel significativo como empregador, com mais de…

1 hora ago

One Za’abeel lança The Offices, espaço de escritórios com licenciamento duplo na One Za’abeel Tower

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O One Za'abeel, icônico empreendimento…

2 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment Initiative (FII) Institute…

6 horas ago