Roteiristas iniciantes ou já rodados precisando de um boost na carreira? Distribuidores e produtores executivos precisando de estratégias para brilhar? A Imprensa Mahon entrevistou a diretora-executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois, do Instituto Olga Rabinovich. Ela oferece bolsas, cursos e mentorias com foco na criação e desenvolvimento de grandes histórias destinadas ao mercado nacional e internacional.
“O Projeto Paradiso nasceu há quase dois anos do desejo de Olga Rabinovich, que decidiu que queria deixar um legado e investir em filantropia, tanto em saúde e quanto em audiovisual, por ela acreditar que histórias bem contatadas podem mudar desde as vidas das pessoas até o mundo”, disse Josephine Bourgois.
Depois de uma longa e aprofundada pesquisa com profissionais de todas as áreas da cadeia produtiva do audiovisual nacional, problemas relacionados ao roteiros foram os mais citados. “Ouvimos muito que o cinema brasileiro tem um problema de roteiro, e se você for falar com roteiristas o problema é um, com produtores o problema é outro, então entendemos que havia uma questão desde início do ciclo: a falta de tempo para o desenvolvimento, falta de investimento público para essa fase do roteiro, a falta de amadurecimento dos projetos antes deles irem para a filmagem”, comentou a entrevistada.
“O que vimos é que muitas vezes se filma a primeira versão do roteiro. Faltava tempo, pesquisa, qualidade e formação para esse início do ciclo. E percebemos que no fim do ciclo da cadeia produtiva os filmes não chegavam nas pessoas, por ‘n’ motivos, desde o preço do ingresso até por os modos de consumo estarem mudando. É preciso estudar a lógica de como chegar às pessoas, pro seu conteúdo não ficar engavetado. Essas são as duas grandes questões tratadas pelo Projeto Paradiso”, afirmou Josephine Bourgois.
O Projeto Paradiso traz cursos em parceria com instituições internacionais como a Femis (École Nationale Supérieure des Métiers de l’Image et du Son), que dará um curso de produção criativa. Há também a Incubadora Paradiso de Roteiros, em parceria com laboratórios consagrados no Brasil, como o BrLab, e uma parceria com a Mostra de Cinema de São Paulo que escolherá projetos para passar por um longo ciclo de apoios, com bolsas de R$ 5 mil mensais pra escrever o roteiro, com mentoria nacional e doctoring internacional, além de uma consultoria de internacionalização.
Agora, entre os dias 7 e 9 de outubro, o Projeto Paradiso em parceria com o BrLab, apresenta o Reach, um encontro Internacional sobre audiências no mercado audiovisual. Será uma série de sete mesas com 22 convidados, e entre elas uma sobre design de audiências com a Torino Film Lab.
Projeto Paradiso
www.projetoparadiso.org.br
facebook.com/projetoparadiso
instagram.com/projetoparadiso
Reach
https://reach.projetoparadiso.org.br
Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…
Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…
A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…
“Japan Heritage Daily”, 104 vídeos curtos que apresentam regiões do Japão com legendas em inglês
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…