A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Sistema de Comunicação Encontro das Águas inauguraram na última sexta-feira, 25, o canal 20.1 em Parintins, no Amazonas. O novo veículo de comunicação exibirá a programação da TV Brasil por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Leia mais:
- Luana Ibelli assume projeto sobre diversidade
- Raquel Rodrigues é contratada pela aboutCom
- Felipe Moura Brasil estreia coluna no Estadão
O evento de lançamento da emissora contou com a participação do diretor de conteúdo e programação da EBC, Denilson Morales. O governador do Amazonas, Wilson Lima, o presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, e a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas, também estiveram presentes.
Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação do Amazonas, a TV Encontro das Águas e a TV Brasil para transmissão nacional, por meio da TV Educação/TV Brasil, do conteúdo do programa ‘Aula em Casa’, produzido diretamente pela equipe da pasta amazonense. Também na mesma data, foi inaugurada a Rádio Encontro das Águas, na frequência local 95.9 FM.
A transmissão da programação nos novos canais locais – 20.1 e canais auxiliares 2.2, 2.3 e 2.4 — em Manaus teve início logo após a cerimônia de inauguração e descerramento da placa dos novos transmissores das emissoras.
Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)
Formada por cerca de 60 emissoras afiliadas e seis emissoras próprias, a Rede Nacional de Comunicação Pública tem o objetivo de difundir produções dos veículos da EBC. Além disso, visa fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico.
A afiliação à RNCP, como no caso das emissoras de Parintins, é firmada por meio de contratos e acordos de cooperação nos quais as emissoras se comprometem a transmitir a programação da EBC e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.
Até o ano de 2023, a EBC tem como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de rádio e TV. Atualmente, a rede está presente em todas as regiões do país com emissoras de rádio em 16 estados e com canais de TV em 23 das 27 unidades federativas do Brasil.
Leia também: Uma breve história da TV Manchete
E mais: Você sabia? A televisão brasileira ganhou cores há 50 anos
E ainda: “Cenário econômico desafiador” tira afiliada da TV Cultura do ar