A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a China Central Television (CCTV) renovaram na segunda-feira, 4, acordo de cooperação para intercâmbio de conteúdos audiovisuais e coprodução de programas. Participaram da cerimônia de assinatura o diretor-presidente da EBC, Laerte Rimoli, a diretora de Produção e Conteúdo, Cida Fontes, e o vice-presidente da estatal chinesa, Huang Chuanfang.
O objetivo do acordo é estabelecer mecanismo de cooperação que compreenderá troca de material audiovisual, compartilhamento de conteúdos, reciprocidade no uso do sinal e do conteúdo entre as emissoras, além de intercâmbio entre os profissionais da área de comunicação.
Laerte Rimoli afirmou que o acordo de cooperação com a CCTV, “gigante de comunicação com uma área de abrangência de 600 milhões de telespectadores”, será relevante para troca de conteúdo entre as duas empresas de comunicação e para o aperfeiçoamento de seus profissionais. Uma das vertentes dessa parceria, segundo Rimoli, poderá ser a cobertura conjunta do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, em março do ano que vem.
O diretor-presidente da EBC informou que a empresa também assinará acordos de cooperação com a agência de notícias chinesa Xinhua e com a Rádio Internacional da China. “É uma oportunidade que teremos de nos abrir para o mundo. No Brasil, por ser um país continental, acabamos olhando muito para o nosso umbigo. Temos que olhar para o mundo. As soluções hoje são globais. A comunicação é instantânea no mundo todo, e essa é uma forma de nos abrirmos para o mundo”, disse Rimoli.
Durante a cerimônia, Huang Chuanfang destacou a cooperação entre os dois países por meio de fóruns como o Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e o aumento no número de reportagens sobre a realidade brasileira feitas pelos veículos chineses. Chuanfang citou como exemplo da importância do Brasil para o país asiático o estabelecimento do centro regional da CCTV para a América Latina em São Paulo.
*Edição: Nádia Franco
*Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…