À frente de redações, editores-chefes participaram de ação do Portal Comunique-se para o Dia do Jornalista. Questões morais e técnicas entraram em pauta…
Estar ao lado dos mais fracos, não ter preconceitos, ser humilde, buscar ser justo, perseverante, verdadeiro, comprometimento e responsável. Essas foram algumas das qualidades respondias por editores-chefes de veículos de comunicação do Brasil que participaram da ação promovida pela reportagem do Portal Comunique-se nesta sexta-feira, 7 de abril, data marcada por ser o Dia do Jornalista. Os profissionais que têm o desafio de comandar redações dos mais diversificados tipos e tamanhos fizeram questão de valorizar as qualidades morais que buscam em seus times de trabalho.
“Quais as qualidades que um jornalista precisa ter para fazer parte da sua equipe?”. Essa foi a pergunta enviada pela manhã desta sexta aos colegas editores-chefes espalhados pelo país. Como resultados, questões relacionadas à conduta moral se equipararam a aptidões técnicas. Ligações afetivas com a profissão foram mencionadas em menor escala. Dos respondentes, 69,2% citaram pontos relacionados a princípios entre as qualidades necessárias para o ingresso nas redações que lideram. A mesma parcela de entrevistados falou de desempenhos técnicos de trabalho – lembrando que um mesmo participante poderia citar diversas qualidades de um possível contratado. Amor e paixão pelo jornalismo foram mencionados por 30% dos contatados.
Editora-chefe do site Folha do Servidor Público, de São Paulo, Maristella Ajalla avalia que um jornalista para fazer parte de sua equipe precisa ter perfil que valorize os dois campos – morais e técnicos. “Ter caráter, compromisso com a verdade dos fatos, não pedir favores aos entrevistados, escrever de forma clara e objetiva, ter senso crítico, saber história do Brasil e do mundo. Não ter preconceito religioso, étnico ou de gênero”, comenta. Teve gente – caso de Judite Scholz, da Revista Iate – que foi sucinta e destacou somente qualidades morais. “Comprometimento, responsabilidade, ética e paixão”, afirmou.
Confira, abaixo, algumas das respostas ao questionamento feito a editores-chefes.
***** ***** ***** ***** *****
Imprescindível que tenha responsabilidade social e sensibilidade. Respeito ao meio ambiente e apaixonado pelos direitos humanos. O jornalista tem que estar sempre ao lado do mais fracos, dos mais oprimidos, do injustiçado. Nunca ao lado da burguesia e de políticos corruptos. Tem que ser inclusivo e anti-homofóbico. E, acima de tudo, cristão.
***** ***** ***** ***** *****
Em se tratando de profissional já graduado e com alguma experiência anterior no mercado…
***** ***** ***** ***** *****
Ter caráter, compromisso com a verdade dos fatos, não pedir favores aos entrevistados, escrever de forma clara e objetiva, ter senso crítico, saber história do Brasil e do mundo. Não ter preconceito religioso, étnico ou de gênero.
***** ***** ***** ***** *****
Poderia teclar muitas linhas a respeito, falando sobre aptidão, ética, competência, bagagem ou experiência e formação, mas para o meu ver, o que um jornalista precisa ter é apenas sensibilidade. Sensibilidade para poder captar aquilo que ele quer comunicar as pessoas, pois todos somos responsáveis pelo que comunicamos.
***** ***** ***** ***** *****
A resposta: é amar o que faz, ter visão de futuro e espirito de humildade. E, por fim, estar sempre pronto para mudanças e desafios – e ter espírito de corporativismo
***** ***** ***** ***** *****
O jornalista tem que estar antenado as novidades, saber do assunto que o meu site aborda e ter uma noção de inglês. Além de ser perseverante e justo nas suas decisões.
***** ***** ***** ***** *****
Um bom jornalista deve ser ágil, ter bons contatos, ter um português impecável (é obvio!), ser criativo, saber trabalhar sob pressão, ser atencioso com o seu trabalho, estar disponível para novos desafios, estar atualizado sempre e ser muito organizado!
***** ***** ***** ***** *****
Antes de mais nada, o jornalista precisa estar vocacionado para essa gratificante profissão. Precisa ser curioso, corajoso, determinado e verdadeiro em todos os sentidos para realmente fazer a diferença no segmento. Além disso, precisa ter um bom texto, aquele texto que o leitor saboreia do princípio ao fim.
***** ***** ***** ***** *****
Ser dinâmico, ter visão de mercado da área que atua, dividir com com seus colegas atividades que desenvolve no veículo, olhar jornalístico além da concorrência em matérias polêmicas e respeito a seus leitores, ouvintes ou telespectadores!
***** ***** ***** ***** *****
O bom jornalista deve ter:
Síntese: faltam jornalistas. O Brasil precisa de milhões de bons engenheiros, bons “nerdies” e bons jornalistas. É uma receita eficaz para o desenvolvimento, seguida pelos países que – hoje – impressionam.
***** ***** ***** ***** *****
Para integrar a equipe de qualquer publicação, os jovens precisam ter vontade de aprender sempre, ser companheiro e trabalhar em equipe. Por outro lado, os jornalistas responsáveis precisam dar espaço para quem quer mostrar o novo e aceitar a troca de experiências.
***** ***** ***** ***** *****
Comprometimento, responsabilidade, ética e paixão
***** ***** ***** ***** *****
Ética!
“Japan Heritage Daily”, 104 vídeos curtos que apresentam regiões do Japão com legendas em inglês
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…