Categories: noticias-corporativas

Educação, esporte e transformação social são temas do livro bilíngue sobre 20 anos de atuação de entidade

Porto Alegre -Rio Grande do Sul 5/1/2021 – Para Marcelo Ruschel, fundador do WimBelemDon, “a ideia do livro foi documentar tudo que fizemos e como mantemos vivo esse sonho até hoje.”

Uma quadra de tênis abandonada e tomada pelo mato foi o começo da realização do sonho de um fotógrafo que há 20 anos contribui para a transformação social de crianças e adolescentes no bairro Belém Novo, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). A trajetória árdua, porém, vitoriosa dos 20 anos de atuação do WimBelemDon está retratada nas 292 páginas do livro bilíngue “Uma História de Sonhos, Educação, Perseverança e Transformação Social”.

Sonhado e materializado por Marcelo Ruschel, com a parceria de sua esposa Luciane Barcelos, o projeto faz a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Utilizando o esporte, a cultura, a sociabilização e a educação como ferramentas de desenvolvimento integral, tem no tênis seu principal atrativo para cativar e fidelizar os educandos.

O WimBelemDon conquistou o amor e admiração de embaixadores (pessoas que incorporaram a identidade da organização e se tornaram porta-vozes da causa) como os ex-tenistas Thomaz Koch e Fernando Meligeni, que participam desde o início, e também do tenista Bruno Soares e do confeiteiro Lucas Corazza.

As brincadeiras com os nomes, desde o do próprio projeto WimBelemDon (com o famoso torneio de tênis de Wimbledon), até a nomenclatura dos eventos para angariar fundos como, por exemplo, o Ué!? SOPA! (US Open) e o Rolando Arroz (Roland Garros) demonstram a criatividade que também é usada para a solução de problemas pela equipe.

Além das dificuldades características do Terceiro Setor, como a constante busca por recursos, o projeto também enfrentou imprevistos e golpes. O incêndio na sede da ONG, a necessidade repentina da compra do terreno que era alugado, um ataque cibernético ao servidor com mais de 400 GB de documentos, fotos e vídeos com pedido de resgate em criptomoedas, o alagamento da quadra no dia da visita do tenista Gustavo Kuerten e a pandemia de 2020, que obrigou o WimBelemDon a se reinventar para continuar ajudando as famílias de seus educandos além de outras comunidades, são alguns dos episódios relatados no livro.

A resiliência e determinação foram fundamentais na procura por profissionalização e manutenção do Projeto através de diversas formas. A orientação vem de referências no setor como a ONG Parceiros Voluntários e entidades como a Fundação Itaú Social, entre outras. A manutenção ocorre através da doação de pessoas físicas e jurídicas, campanhas de crowdfunding, patrocínios, apoios, além da própria equipe e da comunidade que não cansa de demonstrar a importância desse Projeto já reconhecido nacional e internacionalmente.

Histórias de superação e sonhos realizados como a dos ex-educandos – Jaleska Teixeira Mendes, formada em Educação Física e educadora no WimBelemDon, e Rafael Bernardes, jornalista responsável pela mídia digital da instituição – são alguns dos exemplos de transformação social citados na obra.  

O método de ensino calcado em um modelo de valores – que tem como atributos amor, honestidade, empatia, perseverança, gratidão, gentileza e generosidade – é introjetado na cultura dos educandos. Os relatos emocionantes ampliam a visibilidade e a percepção do valor humanitário e cultural do trabalho, além de ser uma ferramenta de inspiração e estímulo a iniciativas dessa natureza. “O livro fala de um sonho que hoje é sonhado por várias pessoas. Se servir de inspiração para uma pessoa apenas, já estará valendo a pena”, finaliza Ruschel.

Informações para aquisição do livro podem ser solicitadas através do e-mail cristiano.santarem@wimbelemdon.com.br ou do WhatsApp (51) 3242.5637 e sobre o Projeto no site https://www.wimbelemdon.com.br/

 

Ficha técnica do livro:

Coordenação Editorial e Edição: Milene Leal – Entrelinhas Conteúdo & Forma

Redação: Vívian Gamba

Projeto Gráfico e Direção de Arte: Luciane Trindade

Ilustrações: Bendito Design

Apoio: Fundação Itaú Social e BNP Paribas

Realização: WimBelemDon, Instituto Cultural Quattro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

Mais informações, fotografias, vídeos e entrevistas com:

Denise Rocha Almeida – Z.Y. Dê Assessoria de Imprensa

Fone: 51 991525951. E-mail: dealmeida.comunicacao@gmail.com 

Website: http://www.wimbelemdon.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago