Categories: Comunicação

Educação infantil constrói a base para a aprendizagem ao longo da vida

O Sistema Gabarito de ensino, em linha com o que preconiza a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), procura reforçar uma concepção de infância que compreende a criança como agente construtora de conhecimento, de cultura, um ser potente, criativo, ativo e protagonista em seu processo de aprendizagem, tendo como eixo norteador da proposta pedagógica o trabalho com Projetos, uma metodologia centrada na resolução de problemas.

De acordo com a Diretora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Gabarito, Cecília Garcia Coelho Cardoso, a teoria que fundamenta a prática dos professores é a sociointeracionista, na qual o papel do professor é organizar de forma adequada o processo de aprendizagem das crianças, compreendendo que a aprendizagem acontece por meio da interação com outras pessoas, em um processo histórico, cultural e social. “Na Educação Infantil, trabalhamos com os contextos investigativos como possibilidade de investigação, de interação, de diálogo e de proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, por meio de experiências protagonizadas por elas mesmas”, afirma a diretora.

A educação da primeira infância é um momento importante na vida das crianças, porque é quando elas aprendem a interagir com outras pessoas, incluindo colegas, professores e pais, e, também, começam a desenvolver interesses que as acompanharão por toda a vida. “A parceria entre família e escola é importante para o desenvolvimento da criança, seja no âmbito pessoal, social e educacional. Quando os pais são participantes ativos no ambiente escolar e na rotina do seu filho, a criança se sente apoiada e ganha mais segurança, além de ficar mais motivada para aprender”, diz Cecília. “Sabemos que o início da vida escolar da criança é marcado por um período de adaptação que demanda tempo de acolhimento, socialização e aprendizado, para que ela se sinta segura e parte integrante da comunidade educativa. Para tanto, a construção dos vínculos precisa acontecer a partir do convívio social com outras crianças e educadores, bem como por meio de atividades lúdicas que possam privilegiar essa interação”, reforça a diretora.

A Educação Infantil é um momento em que as crianças aprendem habilidades sociais e emocionais críticas, e uma parceria é formada entre a criança, seus pais e o professor. Quando isso é feito com sucesso, estabelece as bases para que continue ao longo da educação da criança. “As competências socioemocionais se manifestam pelo modo como sentimos, pensamos e nos comportamos na vida. Desenvolvê-las na Educação Infantil é fundamental para auxiliar a criança a fazer escolhas responsáveis, a resolver situações problemas, a trabalhar em grupo, a enfrentar situações difíceis de maneira assertiva, criativa e construtiva”, informa Cecília.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

1 dia ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

1 dia ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

1 dia ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

1 dia ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

1 dia ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

1 dia ago