Categories: noticias-corporativas

Em tempos de contas altas de luz, energia solar pode ser importante aliada na economia

Campinas-SP 28/7/2020 –

Durante o período de isolamento social o valor da conta de luz da maioria dos brasileiros acabou sofrendo um aumento, afinal, as pessoas têm ficado mais em casa o que acarreta em mais consumo de energia elétrica. Um levantamento feito pela Enel Distribuição Goiás mostra que houve um aumento de 9,2% no consumo apenas no mês de abril.

“Ao contrário do que a gente observa na indústria e no comércio, que fecharam as portas e, portanto, praticamente deixaram de consumir energia, nas casas a situação é inversa para grande parte dos clientes. Famílias que antes passavam o dia fora, agora estão reunidas em suas casas. O ar-condicionado e a televisão ficam mais tempo ligados, o trabalho é realizado de casa, a geladeira é aberta toda hora. Tudo isso tem um reflexo imediato no valor da conta de energia”, explica a responsável de Operações Comerciais da Enel, Alessandra Kozlowski.

Algo semelhante no estado de São Paulo, onde a EDP distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista, que por meio de um levantamento realizado pela Companhia em abril também detectou um aumento médio no consumo das residências da área de concessão de cerca de 9%, em relação ao mesmo período de 2019.

“Além de as famílias estarem passando mais tempo em casa, por trabalharem em home office ou devido ao isolamento social, estamos passando por dias de baixa temperatura. Sabemos que nos dias mais frios as pessoas mudam os hábitos de consumo e, principalmente, aumentam o tempo do banho e a temperatura do chuveiro, o que pode refletir no consumo total da casa”, explica o gestor executivo de relacionamento da EDP, Roberto Miranda.

Energia Solar pode ser importante aliado na redução de custos

Um modelo comprovadamente mais econômico, o sistema de energia solar pode fazer com que uma conta normal de luz possa ter um desconto de até 95%. A energia solar é gerada nos painéis fotovoltaicos, que convertem a irradiação da luz do sol em energia elétrica. Em seguida, a energia passa pelo inversor, equipamento que a transforma imediatamente em energia pronta para o consumo.

Durante o dia, os painéis solares geram a energia, que pode ser usada para abastecer qualquer aparelho elétrico. Se o sistema fotovoltaico produzir mais energia do que foi usada, o excedente será enviado para a rede elétrica da concessionária, gerando créditos solares. Já em momentos em que o sistema não está gerando energia, como à noite, o consumidor estará usando eletricidade da rede. Nesses momentos, os créditos são usados para abater o gasto. No final do mês, a conta de luz será o resultado da diferença entre a energia produzida e a energia consumida.

A residência do médico José Armando Righetto, da cidade mineira de Passos é um exemplo que a energia solar alivia e muito o bolso na hora de pagar a conta de luz. Segundo ele, em tempos de casa cheia, o gasto com energia elétrica era muito alto. “Quando foi projetada minha casa, deveríamos ter pensado mais em sustentabilidade, quando minha família toda está aqui, filhos e netos, minha conta de luz chegou a custar quase R$ 650,00. Depois da instalação do nosso sistema de energia solar Solarprime eu estou pagando uma taxa mínima de R$ 72,00 por mês.

O médico ainda lembrou que mesmo com o custo da compra do sistema, o negócio continua muito vantajoso, pois o valor que normalmente ele pagaria em sua conta, com o sistema já funcionando em sua residência, ele paga o financiamento.

“Hoje está ainda mais fácil, pois existe várias formas para financiar o sistema, e depois que você termina de pagar, é só economia, o aparelho é seu”, lembrou o Dr.Righetto.

Financiamento

A Solarprime personaliza todos os seus projetos, de acordo com a necessidade do cliente. A empresa que é líder no mercado oferece uma linha de financiamento com o primeiro pagamento apenas em 90 dias (o consumidor já estará economizando em sua conta de luz, antes do primeiro pagamento) parcelando em 120 vezes.

Solarprime

A Solarprime é a maior rede de franquia de energia solar fotovoltaica do Brasil e está presente em 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.  A empresa, sediada em Campinas (SP), segue expandindo-se e já atingiu a marca de maior rede com número de unidades instaladas. O crescimento médio é de cerca de 139% ao ano. 

Website: https://www.solarprime.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

BASF Environmental Catalyst and Metal Solutions Premiada com o 2024 Edison Patent Award

ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…

2 dias ago

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

3 dias ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

3 dias ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

3 dias ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

3 dias ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

3 dias ago