Categories: noticias-corporativas

Em tempos de dinheiro virtual existem aqueles que ainda preferem os cheques

Uberlândia – MG 1/9/2020 –

Mesmo em tempos de pandemia, onde o uso de “dinheiro virtual” tem se tornado cada vez mais frequente, o cheque ainda é uma modalidade usada pelas pessoas. Mesmo com a queda registrada nos últimos 20 anos. Ao comparar a 1998, quando o número de cheques emitidos chegou a quase 3 bilhões, em 2019 não passou dos 436 milhões, de acordo com o Banco Central.

O uso de cheques ainda é comum, principalmente em cidades pequenas, fazendo com que essa forma de pagamento ainda represente 16% de todos os meios de pagamento atuais. Para os comerciantes, aceitar essa opção traz algumas vantagens para a empresa, como flexibilizar o pagamento e se diferenciar para um determinado público.

Além disso, a relação do brasileiro com os cheques possui um contexto histórico. Com a criação do Plano Real em 1994, o cheque era muito usado, uma vez que a dificuldade em conseguir troco da nova moeda era grande.

Segundo o presidente da Unicred Aliança, Dr. Luiz Mauro Coelho Nascimento, quem ainda mantém a essência do cheque viva são os lojistas. “A principal vantagem é que o cheque pode dar mais flexibilidade nas negociações com o lojista, permitindo negociar a data ou parcelamento do pagamento da compra, por exemplo. Além disso, o lojista não paga taxa de administração, como acontece com o cartão, o que pode abrir espaço para negociar descontos”, afirma.

Porém, é importante lembrar que sair apenas com o talão de cheques no bolso pode ser um grande risco. Afinal, o “papelzinho assinado” é aceito em um número cada vez menor de estabelecimentos comerciais: somente 1,6 a cada 10 lojistas aceitam essa forma de pagamento, segundo o Banco Central.

Além disso, Dr. Luiz Mauro lembra que o cheque está sujeito a fraudes. “A possibilidade de você receber um cheque falsificado ou roubado é muito grande, pela facilidade com que se pode adulterar informações ou falsificar uma assinatura”, garante.

Vantagens dos cartões

Geralmente o que preocupa os usuários de cartão são as taxas sobre seu uso. Por isso é importante que o usuário faça uma análise do que o mercado tem a oferecer. Na Unicred Aliança, por exemplo, existem diversos planos de cartões que se encaixam no bolso dos cooperados.

Com um bom cartão escolhido, são várias as opções no mercado e nos dias de hoje, é muito mais fácil e seguro usar um cartão, seja ele de crédito ou débito. Com o cartão, em vez de sair em busca de um caixa eletrônico ou ter que ir ao banco para solicitar a liberação de um saque mais considerável basta usá-lo para qualquer compra.

Outro ponto importante é a segurança. Além de evitar que as pessoas andem grandes somas de dinheiro, eles oferecem uma série de opções, como seguro contra fraude, perda e roubo, por exemplo, que custam pouco e podem evitar muitas dores de cabeça.

Ainda no que diz respeito à segurança, contar com a tranquilidade de um cartão de crédito para tratar de possíveis imprevistos é sempre bom. São vários os casos em que o parcelamento pode ajudar, desde o pagamento de oficinas veiculares até custos médicos com problemas repentinos.

Website: http://www.unicred.com.br/alianca

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Hyatt divulga discussões exclusivas com a Hotels & Resorts N.V.

A Hyatt Hotels Corporation (a “Empresa” ou “Hyatt”) (NYSE: H) divulgou hoje que estabeleceu um…

17 horas ago

LambdaTest revela experiência SmartUI de última geração para testes visuais

A LambdaTest revela sua experiência SmartUI redesenhada, transformando os testes visuais com navegação perfeita, controles…

17 horas ago

Branding cresce em 2025: inovação e estratégia guiam nova geração de estúdios

O mercado de branding crescerá em 2025, impulsionado por inovação, personalização e cocriação. A inteligência…

17 horas ago

Inovações logísticas impactam resultados do e-commerce

Especialista da Vanderlande afirma que consumidores buscam cada vez mais agilidade no processo de entrega…

17 horas ago

Do campo à mesa: o produtor é a chave para uma ceia segura

O trabalho do produtor rural reflete na qualidade do produto que chega ao mercado, trazendo…

17 horas ago