Miami 14/4/2020 – Estar na linha de frente e poder andar livremente nas ruas, diferente do que muitos pensam, não é um privilégio
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, foram diagnosticados mais de 1,8 milhão de pacientes e até a manhã de Páscoa eram mais de 112 mil fatalidades. Hoje, os países com o maior número de contagiados são: (1) EUA com 534 mil casos e 21 mil mortes, (2) Espanha com 166 mil casos e 17 mil mortes, (3) Itália com 152 mil casos e 20 mil mortes, (4) França com 130 mil casos e 14 mil mortes, (5) Alemanha com 126 mil casos e 3 mil mortes, (6) China com 83 mil casos e 3.4 mil mortes, (7) Reino Unido com 80 mil casos e 11 mil mortes, (8) Irã com 72 mil casos e 5.3 mil mortes, (9) Turquia com 52 mil casos e 1.100 mortes, (10) Bélgica com 30 mil casos e 3.6 mil mortes, (11) Holanda com 26 mil casos e 3 mil mortes, (12) Suíça com 25 mil casos e 1.1 mil mortes (13) Canadá com 23 mil casos e 700 mortes, (14) Brasil com 21 mil casos e mais de 1.1 mil mortes.
Diante do avanço do surto da Covid-19, os governantes tomaram precauções rapidamente e ordenaram distância social além de estabelecerem toque de recolher. Parte da população está tendo dificuldade de entender a gravidade da situação, apesar das autoridades estarem o tempo todo lembrando a importância do isolamento e de permanecer em casa para evitar uma propagação ainda maior do vírus e o colapso do sistema de saúde, além do caos geral. Quanto ao desmoronamento econômico, pouco pode ser feito no momento.
O Coronavírus mudou a rotina de muitas famílias e como as pessoas podem comemorar aniversários e outras datas festivas. São muitos os vídeos virais que apresentam festas e eventos online, mas para quem quer surpreender, não há outra maneira senão buscar socorro na criatividade.
“Estar na linha de frente e poder andar livremente nas ruas, diferente do que muitos pensam, não é um privilégio” – desabafa a jornalista Paula Tooths.
Em abril de 2019, a jornalista brasileira preparava a comemoração de aniversário de 40 anos do marido quando viu seu carro explodir e, na boleia do caminhão que resgatava a família, fez a promessa de que no próximo ano algo surpreendente compensaria o incidente.
Paula conta que em janeiro, quando planejava a festa de aniversário do filho e do marido (março e abril respectivamente), já existiam índices gritando que a doença se espalharia. Ainda otimista, conseguiu preparar a festa do filho que teve de cantar o bolo sem a presença física dos amigos e familiares, já que aconteceu no primeiro final de semana de isolamento oficial no estado da Flórida, Estados Unidos.
“Bem diferente do que esperávamos, o pequeno recebeu bem a notícia de que, para nossa segurança, a festa aconteceria em casa e que os a amiguinhos não poderiam participar em pessoa. Tivemos bolo por mais de uma semana” – conta Paula Tooths.
No final de semana em que ocorreria a celebração de vida do filho de Paula, os Estados Unidos entravam em pânico com a falta de itens básicos como papel higiênico e enlatados nos supermercados; as companhias aéreas cancelavam todos os voos internacionais e os condados proibiam aglomeração de mais de dez pessoas e emitiam toque de recolher. Mas a jornalista tinha uma preocupação: não quebrar a promessa feita ao marido no ano anterior, mas sabia que tudo seria fechado muito em breve e não seria possível comprar presentes, comida ou adereços festivos para comemorar o aniversário do esposo e foi ali que surgiu a ideia de fazer algo extraordinário para surpreendê-lo.
“Eu terminava o trabalho cerca das 5pm e o céu sempre estava lindo. Cerca das 5:30pm, todos os dias, eu estava em um atalho na fila para pegar a estrada e ali a vista do Sol caindo é linda. Eu notava que o céu era sempre diferente de um dia para o outro e porque não fotografar aquilo que eu tinha o prazer de ver e compartilhar? Seria um presente, pensei. Religiosamente, captei as imagens pelos 41 dias que precediam o aniversário dele para comemorar seu 41º ano de vida” – explica a jornalista.
Paula reuniu as 41 imagens e organizou em um livro. Fez 41 cópias e convidou 41 pessoas para uma reunião online descontraída que durou 41 minutos.
A obra que não tinha fins comerciais foi propagada celeremente e com a intenção de ajudar a salvar o maior número de vidas possível, o título “5:30 – Beyond Coronavirus” foi publicado e todos os direitos foram doados aos hospitais e profissionais de saúde do Condado de Broward, Flórida, onde a jornalista vive com o marido e o filho.
“O projeto todo já valeu a pena. O brilho do sorriso do meu amado já pagou o preço. Mas, se pudermos salvar uma vida que seja ou mesmo aliviar a dor de uma pessoa apenas, todas as horas que dediquei nessa coleção valerão de algo mais grandioso” – conclui Paula Tooths.
O livro “5:30 – Beyond Coronavirus” de Paula Tooths está disponível em mais de cem plataformas online, em 23 países.
* Paula Tooths é jornalista, produtora executiva e escritora, com sete títulos publicados.
Website: https://www.amazon.com/dp/B086PRKWWF