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Embalagem amplia em 94% visibilidade de marca da Nestlé

Alinhada ao compromisso com a inovação, a Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, desenvolveu solução para a Nestlé, com o objetivo de ampliar a visibilidade da marca nos pontos de venda. Como resultado, a nova embalagem apresentou 94% de aumento na visibilidade e 153% de crescimento da atenção da marca, segundo estudo realizado pela Smurfit Kappa.

O modelo priorizou materiais de alta reciclabilidade, enquanto promoveu um formato que simplifica a organização do produto na prateleira, com mais agilidade de reposição.“A parceria com o time da Smurfit Kappa nesse projeto foi fundamental para encontrar uma solução atendendo a expectativa do time marketing, com agilidade, qualidade e que não houvesse investimento no equipamento que até então era recém adquirido pela Nestlé”, comenta Rogério Bastos, coordenador de projetos da Nestlé.

Para isso, a Smurfit Kappa encarou o desafio de desenvolver uma solução nova e versátil, mas que se adequasse às especificações e dimensões utilizadas anteriormente para atender a produção automatizada do cliente. Nessa versão, a caixa que antes servia somente como transporte dos produtos passa a ter a opção de se tornar também um display para exposição dos produtos e diferenciação da marca perante os consumidores nos pontos de venda. 

“Nosso modelo de cocriação com a Nestlé permitiu entender rapidamente suas necessidades e entregar de forma rápida uma solução além das expectativas do cliente. Realizamos um estudo detalhado para produzir uma estrutura que atendesse as exigências de resistência e os padrões da linha de produção já existente. Para isso, usamos nossas ferramentas de inovação para realizar os testes necessários para proteger o produto e entregar a melhor visibilidade do produto na gondola”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil. 

Decisões baseadas em dados 

A companhia fez uso dos dados das ferramentas proprietárias para obter resultados mais alinhados com os objetivos do cliente. Um exemplo foi o Pack Expert, tecnologia que auxilia na definição da estrutura do papelão, levando em consideração o tipo de conteúdo, peso, a quantidade de produtos por caixa, o empilhamento, os aspectos de cadeia logística, características de armazenamento, tipos de impressão etc. 

Outra ferramenta de inovação utilizada foi o Eye Scan, software que captura o movimento dos olhos do consumidor, que combina milhões de dados e informação para avaliar o poder de atração das embalagens nos pontos de venda, permitindo uma análise de comportamento, por meio de mapas de calor e gráficos. A ferramenta permite mensurar e adaptar características da embalagem e, a partir dessas mudanças, o produto também passou a ser encontrado 16% mais rápido nas prateleiras.  

Sobre a Smurfit Kappa 

A Smurfit Kappa, empresa FTSE 100, é uma das principais fornecedoras de soluções de embalagens em papel do mundo. Conta com aproximadamente 47 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 11.3 bilhões de euros em 2023. Os produtos 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, melhoram a pegada ambiental dos clientes.

Localizada em 22 países da Europa, 13 nas Américas e 1 na África, é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, conta com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil colaboradores e possui cinco fábricas: Pirapetinga e Uberaba (MG); Bento Gonçalves (RS);  Maranguape (CE) e Saquarema (RJ); além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

As fábricas de embalagens da Smurfit Kappa adquirem a maior parte de suas matérias-primas em fábricas de papel próprias e estão prontas para fabricar um portfólio de soluções para embalagens de papel, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, que melhoram a pegada ambiental da companhia e de seus clientes.  

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