Categories: Comunicação

Emissão de GNRE é essencial para vendas na Black Friday

Há poucos dias da Black Friday de 2022 (que está marcada para o dia 25/11), os preparativos para vender na data estão a todo vapor. As empresas ao redor do país precisam se atentar para a emissão e pagamento da GNRE para evitar problemas fiscais.

Entender como funciona a GNRE é uma das necessidades das empresas que fazem entregas de outros estados do país, ou seja, interestaduais. A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é um documento que foi criado em 2016 para recolhimento de tributos estaduais de contribuintes que vendem produtos para outros estados.

Ou seja, para que a mercadoria não seja retida ao transitar de um estado para outro, é preciso que esse documento seja emitido. Ela foi criada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para facilitar a arrecadação dos impostos no país.

De acordo com Leandro Pasklan, coordenador comercial da Online Applications, é muito importante emitir e pagar o documento para manter a organização de acordo com as obrigações fiscais.

A empresa que vende produtos para estados diferentes é a responsável por emitir a GNRE. Mesmo assim, o recolhimento do imposto varia, de acordo com a Emenda Constitucional nº 87 de 2015: se o destinatário contribui ao ICMS, ele recolhe; se não for contribuinte, o recolhimento deve ser feito pelo remetente.

A GNRE é obrigatória e precisa ser emitida e paga sempre que exista o transporte de mercadorias para estados diferentes da empresa. De acordo com Pasklan, “a não emissão, ou não pagamento do documento, pode acarretar muitos problemas para o negócio. Cargas podem ser apreendidas e multas podem ser aplicadas caso isso aconteça”.

Portanto, é importante se atentar à emissão do documento e garantir que a empresa não tenha problemas na Black Friday deste ano.

Como emitir e pagar a GNRE?

“A tecnologia é uma das principais aliadas de todo o processo logístico e fiscal. Atualmente existem plataformas que emitem o documento com rapidez e segurança”, comenta o coordenador comercial.

Além disso, Pasklan completa que “hoje, a tecnologia é capaz de levar mais controle para os processos fiscais e ajuda a prevenir inúmeros problemas como a redução de erros de preenchimento manual e duplicidade de documentos”.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Brasil está entre principais alvos de ataques de ransomware

Dados recentes evidenciam a vulnerabilidade que os negócios enfrentam, avalia especialista da Brasiline Tecnologia. Investimentos…

18 horas ago

Especialista explica relação entre progesterona e gestação

Altos índices de progesterona indicam que está havendo a ovulação no organismo; autoteste permite o…

18 horas ago

Em cinco anos, EASYB2B supera R$ 1 bilhão em transações

Startup B2B, criada em 2019 para otimizar compra e venda entre empresas e fornecedores, ultrapassou…

18 horas ago

Brasileiros com ansiedade podem ser amparados pelo INSS

Em média, 56% dos brasileiros nunca buscaram ajuda para a ansiedade; especialista em direito previdenciário…

18 horas ago

Stonebriar Commercial Finance anuncia Nicholas Sandler como Diretor Executivo

Stonebriar Commercial Finance ("Stonebriar"), líder em oferecer soluções de crédito privado com base em ativos…

18 horas ago

Desfecho primário atingido no estudo clínico comparativo de fase 3 do candidato biossimilar Perjeta® (pertuzumab) HLX11

A Shanghai Henlius Biotech, Inc. (2696.HK) e a Organon (NYSE: OGN) anunciaram que o ensaio…

18 horas ago