Categories: noticias-corporativas

Empreendedores Culturais se adaptam à crise no Brasil

Minas Gerais 2/6/2020 – A cultura no Brasil sempre foi assombrada pela excessão, e os efeitos da pandemia escancararam as fragilidades das políticas de incentivo e de proteção.

O Brasileiro tem consumido a cultura outra maneira, e foi pensando nesse sentido que um grupo de pesquisadores e produtores culturais está produzindo e difundindo conteúdo através de uma plataforma de cursos e com formas de tornar o isolamento social mais produtivo e possibilitar as pessoas que vivem da cultura a passar pela crise.

Uma equipe de empreendedores culturais de Minas Gerias, liderada pelo historiador André Colombo e que conta com dezenas de outros pesquisadores, especialistas, mestres e doutores, perceberam que poderiam compartilhar os conhecimentos acumulados de suas experiências acadêmicas e práticas e fazer com que as pessoas que vivem e trabalham no meio artístico-cultural possam buscar novas formas de produzir dentro de casa. “Hoje, temos visto muitas tentativas e iniciativas de sobrevivência. Venda de objetos e acervos pessoais, tentativas de criação de produtos e produções on-line. A criação de espetáculos e até de exposições e eventos inteiros virtuais.”, explica o pesquisador André Vieira Colombo que atua na gestão e pesquisa de patrimônio cultural.

Foi pensando nisso que criaram o Programa de Capacitações da Sustentare Assessoria, uma plataforma de cursos online focados nas áreas de cultura, patrimônio cultural e gestões integradas nessas áreas. O projeto possibilita ferramentas aos profissionais, estudantes e iniciantes interessados nas áreas afins, para se aperfeiçoarem nas áreas de proteção, promoção, preservação e difusão do patrimônio cultural. O acesso a plataforma é gratuito e o público pode escolher os cursos disponíveis e caso houver um maior interesse, o ambiente virtual proporciona cursos básicos de até 12 horas e especiais com até 60 horas de conteúdo a preços populares.

O pesquisador André Colombo acredita que parte da sociedade sairá transformada dessa pandemia: “Certamente teremos aprendido algo. Repensar caminhos para os processos culturais e educacionais é inevitável. Fomos pegos de surpresa e não sairemos da mesma forma que entramos nessa pandemia. Estamos trabalhando inclusive com projetos adequados a contribuir com a retomada, da área do turismo, por exemplo, para o período pós retomada.”, completa o especialista.

Para a antropóloga Roberta Salgueiro, uma das professoras que integram a equipe do programa, “A cultura no Brasil sempre foi assombrada pela exceção, e os efeitos da pandemia escancararam as fragilidades das políticas de incentivo e de proteção às manifestações e produções culturais: Todo o circuito da cultura foi afetado pela pandemia, o futuro da produção de cultura no Brasil, cultura com representatividade e pluralidade, depende da construção de políticas estruturantes e da conscientização da população de que são partícipes da cultura, como produtores, consumidores e agentes de uma importante rede produtiva”, explica a antropóloga. 

 

Para utilizar a plataforma, acesse o endereço eletrônico http://cursos.sustentareassessoria.com.br/login/index.php.

Acesse as redes para mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/sustentareassessoria/

Instagram: https://www.instagram.com/sustentareassessoria/

Site Oficial: http://www.sustentareassessoria.com.br/

Website: http://cursos.sustentareassessoria.com.br/login/index.php

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Trans Obra se consolida como locadora de equipamento no Brasil, oferecendo soluções completas para construção civil

Oferecendo mais de 20 anos de experiência no setor de locação de máquinas e equipamentos,…

18 horas ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

2 dias ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

2 dias ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

2 dias ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

2 dias ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

2 dias ago