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Empresa do segmento elétrico dá dicas importantes sobre o correto armazenamento de fios e cabos elétricos nos estoques das lojas de materiais

De acordo com a IFC/COBRECOM, a correta estocagem dos condutores elétricos garantirá que o material chegue ao consumidor com todas as suas características de qualidade e segurança

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São Paulo, SP 9/3/2021 –

Mesmo tendo sido fabricados de acordo com as normas técnicas exigidas e segundo os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança, materiais como os fios e cabos elétricos necessitam de um bom armazenamento nas revendas para garantir o seu padrão de funcionamento.

Rosevaldo Toaliari, Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM, que é especializada na produção de fios e cabos elétricos de baixa tensão, explica que as más condições de manuseio e estocagem dos condutores elétricos influenciarão diretamente no tempo de vida útil do material.

“Por isso, é fundamental que os lojistas e revendedores tenham muito cuidado e atenção ao armazenar fios e cabos elétricos em seus estoques”, alerta Toaliari.

Ele ainda lembra que todos os produtos fabricados pela COBRECOM passam por rígidos processos de produção e inspeção. E por esse motivo, os lojistas devem ter o máximo de cuidado ao manusear e guardar esses materiais.

O profissional também recomenda sete dicas importantes na hora de estocar fios e cabos elétricos:

1- Os rolos de 100 m de fios e cabos elétricos devem ser preferencialmente armazenados em paletes, sem que haja contatos dos rolos externos com outros paletes;

2- Nunca devem ser estocados paletes de rolos sobre outros paletes;

3- Os rolos de 100 m não devem ser colocados em quantidades que ultrapassem a altura de 1,5 metros. E as camadas finais devem ser diminuídas em forma de pirâmide fazendo com que os rolos não desmoronem caso haja necessidade de movimentação;

4- Os rolos nunca podem ser arrastados ou amontoados de forma desorganizada, para não deteriorar as embalagens e até mesmo os fios e cabos elétricos;

5- No caso dos rolinhos com 15 ou 25 m, os produtos devem permanecer em suas caixas. Também devem ser dispostos de forma que facilite a sua visualização e obtenção durante todo o período em que ficarem no estoque;

6- No caso dos fios e cabos elétricos que chegam às revendas em bobinas de madeira, o cuidado é com relação ao descarregar o material do caminhão. “As bobinas devem ser retiradas com a utilização de empilhadeiras ou através das rampas existentes nos caminhões. E as bobinas nunca devem ser roladas de cima do caminhão”, orienta o Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM;

7- Na loja, os rolos de 100 m podem ser expostos de várias maneiras: em plataformas apropriadas ou em prateleiras/gondolas com altura onde o cliente tenha acesso sem necessidade de escadas.

Os consumidores devem rejeitar rolos com problemas

Antes de comprar fios e cabos nas revendas, os consumidores devem avaliar uma série de fatores, além dos tradicionais dados que averiguam a procedência do material e do fabricante.

“A embalagem deve estar livre de poeira e não pode apresentar nenhum tipo de violação. Além disso, todos os rolos devem ter identificação do fabricante e também o Selo do Inmetro”, indica Toaliari.

De acordo com o profissional, embalagens violadas, rasgadas e amassadas; ou com os cabos com batidas ou partes metálicas expostas devem ser rejeitados devido ao produto poder causar curto-circuito na instalação ou choque durante a sua utilização.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 – 0800-7023163

Website: http://www.cobrecom.com.br

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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