29/3/2021 –
O ano de 2020 trouxe desafios para diversos segmentos como varejo, turismo e entretenimento, alguns inclusive tiveram que parar de atuar completamente. Em contrapartida, grandes oportunidades vieram à tona quando o assunto é tecnologia, agricultura, e-commerce, serviços de delivery entre outros. Para o empresário, palestrante e escritor, Lásaro do Carmo, agora é o momento para fazer as adaptações necessárias nos negócios, entender as mudanças do comportamento do público-alvo, redefinir produtos e serviços e estar sempre atento às tendências do entorno do negócio para buscar um crescimento exponencial.
Para o líder, a inovação é uma das chaves para o sucesso. “Quando fui presidente da Jequiti, a empresa passou de um faturamento de R$ 20 milhões em 2007 para R$ 523 milhões em 2014, mas o ponto principal é que nós entendemos o mercado atual e fizemos um investimento no lançamento de novos produtos que atendessem a demanda. Não dá mais para ficarmos presos no que fizemos no passado e repetir erros antigos”, afirma o gestor.
Para crescer e aproveitar os gaps do mercado, é preciso investir também na contratação de funcionários capacitados para desempenharem as tarefas. Para o empresário, um profissional deve ser escolhido pelos resultados e pela entrega que gera, jamais por uma questão de amizade e simpatia. Outro ponto importante é a produtividade. “Meu conselho para outros líderes, coordenadores e gerentes é que trinta dias são suficientes para pensar e repensar a metodologia, testar e refletir. Neste caso, se acertou, acelere, se errou, pare e tente novamente”, explica Lásaro.
Crise versus oportunidade
A história da humanidade é marcada por evoluções, crises, desemprego e adaptações. Na virada de 1800 para 1900 houve uma importante mudança na mobilidade, que passou de fluviais e transportes por tração animal para motores e máquinas. Atualmente, as pessoas estão buscando soluções online, movimentando áreas de tecnológicas e logística para distribuição de produtos vendidos por meio do e-commerce, passando mais uma vez por um momento disruptivo. “Uma enorme parcela de gestores não consegue se organizar por falta de foco, disciplina e procrastinação”, conta o líder.
Para o empresário, o momento é oportuno, mas é necessário que as empresas ou novos empreendedores pensem em toda a cadeia empresarial, focando em diferentes áreas como recursos humanos, comunicação e marketing, tecnologia e, principalmente, gestão de processos e de pessoas.
Lásaro preparou outras 5 reflexões para empreendedores, baseadas em seu livro, lançado em novembro de 2020, cujo título é “O que importa é seu resultado”. As dicas também podem ser usadas para quem trabalha em uma empresa e quer desenvolver uma carreira de sucesso:
– “Eu costumo dizer que o básico bem-feito é uma das premissas de um gerenciamento de sucesso”;
– “A culpa de um fracasso e a alegria de um sucesso sempre vão depender de você e do seu time. Não coloque a culpa em fatores externos, crises, falta de reconhecimento”;
– “O hábito deixa de ser produtivo quando começa a massacrar a criatividade e a inovação dentro das corporações”;
– “Tenha sempre um plano tático para o dia a dia e vá avaliando o que foi feito e quais são as novas prioridades”;
-“Para finalizar, é importante pensar fora da rotina diária e entender se existem novos caminhos que sejam mais produtivos, ou caminhos mais simples, que podem ser mais rápidos e produtivos”.
Website: http://lasarodocarmo.com.br/
Hoje,àmargem do G20, um grupo de líderes dos setores público e privado lançou a Coalizão…
RICHARDSON, Texas, Nov. 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede…
As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais…
Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…
SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…
- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…