29/3/2021 –
O ano de 2020 trouxe desafios para diversos segmentos como varejo, turismo e entretenimento, alguns inclusive tiveram que parar de atuar completamente. Em contrapartida, grandes oportunidades vieram à tona quando o assunto é tecnologia, agricultura, e-commerce, serviços de delivery entre outros. Para o empresário, palestrante e escritor, Lásaro do Carmo, agora é o momento para fazer as adaptações necessárias nos negócios, entender as mudanças do comportamento do público-alvo, redefinir produtos e serviços e estar sempre atento às tendências do entorno do negócio para buscar um crescimento exponencial.
Para o líder, a inovação é uma das chaves para o sucesso. “Quando fui presidente da Jequiti, a empresa passou de um faturamento de R$ 20 milhões em 2007 para R$ 523 milhões em 2014, mas o ponto principal é que nós entendemos o mercado atual e fizemos um investimento no lançamento de novos produtos que atendessem a demanda. Não dá mais para ficarmos presos no que fizemos no passado e repetir erros antigos”, afirma o gestor.
Para crescer e aproveitar os gaps do mercado, é preciso investir também na contratação de funcionários capacitados para desempenharem as tarefas. Para o empresário, um profissional deve ser escolhido pelos resultados e pela entrega que gera, jamais por uma questão de amizade e simpatia. Outro ponto importante é a produtividade. “Meu conselho para outros líderes, coordenadores e gerentes é que trinta dias são suficientes para pensar e repensar a metodologia, testar e refletir. Neste caso, se acertou, acelere, se errou, pare e tente novamente”, explica Lásaro.
Crise versus oportunidade
A história da humanidade é marcada por evoluções, crises, desemprego e adaptações. Na virada de 1800 para 1900 houve uma importante mudança na mobilidade, que passou de fluviais e transportes por tração animal para motores e máquinas. Atualmente, as pessoas estão buscando soluções online, movimentando áreas de tecnológicas e logística para distribuição de produtos vendidos por meio do e-commerce, passando mais uma vez por um momento disruptivo. “Uma enorme parcela de gestores não consegue se organizar por falta de foco, disciplina e procrastinação”, conta o líder.
Para o empresário, o momento é oportuno, mas é necessário que as empresas ou novos empreendedores pensem em toda a cadeia empresarial, focando em diferentes áreas como recursos humanos, comunicação e marketing, tecnologia e, principalmente, gestão de processos e de pessoas.
Lásaro preparou outras 5 reflexões para empreendedores, baseadas em seu livro, lançado em novembro de 2020, cujo título é “O que importa é seu resultado”. As dicas também podem ser usadas para quem trabalha em uma empresa e quer desenvolver uma carreira de sucesso:
– “Eu costumo dizer que o básico bem-feito é uma das premissas de um gerenciamento de sucesso”;
– “A culpa de um fracasso e a alegria de um sucesso sempre vão depender de você e do seu time. Não coloque a culpa em fatores externos, crises, falta de reconhecimento”;
– “O hábito deixa de ser produtivo quando começa a massacrar a criatividade e a inovação dentro das corporações”;
– “Tenha sempre um plano tático para o dia a dia e vá avaliando o que foi feito e quais são as novas prioridades”;
-“Para finalizar, é importante pensar fora da rotina diária e entender se existem novos caminhos que sejam mais produtivos, ou caminhos mais simples, que podem ser mais rápidos e produtivos”.
Website: http://lasarodocarmo.com.br/
A Egress, uma empresa da KnowBe4, foi reconhecida por sua capacidade de execução e integridade…
LONDRES, Dec. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA) anunciou…
A Andersen Global aumenta sua capacidade na República Dominicana por meio de um acordo de…
Reconhecida pelo planejamento geral da sua cadeia de suprimentos, cadeia de suprimentos para setores de…
Capacitando jogos eficientes na nuvem com suporte a DirectX 12 e recursos avançados de computação
Com a importância da água para manutenção da vida e a urgência em preservar esse…