Tarefas humanas que se repetem muitas vezes – sendo ora baseadas em regras, ora regidas por condições específicas – podem ser automatizadas por softwares. Nesta ação, conhecida como Automação de Processos Robóticos (RPA, na sigla em inglês), as empresas buscam economizar tempo e dinheiro, além de aumentar sua produtividade.
Esta tecnologia foi indicada por 20% dos tomadores de decisão em TI como uma das com maior potencial para mudar operações de negócios nos próximos três a cinco anos, segundo pesquisa CIO Tech Poll, uma pesquisa internacional da CIO, com quase 300 profissionais da América do Norte, Europa, África e Ásia.
“A tecnologia executa exatamente o trabalho de uma pessoa – como por exemplo a inserção ou extração de informações e dados num sistema – e possibilita que uma função ou atividade seja executada 24×7, aumentando a eficiência, reduzindo custos e mitigando falhas e erros de processo”, conta Deyvid Sousa, engenheiro e especialista em arquitetura de sistemas.
Ao longo dos últimos anos, presenciou-se uma adoção acelerada dessa tecnologia em diversas indústrias, possibilitando aumento da produtividade e qualidade do trabalho. A integração com diferentes sistemas corporativos pode ocorrer através de diferentes formas, dependendo do tipo de sistema envolvido, requisitos de integração e recursos disponíveis.
Sousa indica alguns métodos de integração: via API, possibilitando a interação e troca de dados entre os diferentes sistemas; screen scraping, para sistemas que não possuem API; database integration; web services Integration; integração de Middleware, operação entre diferentes sistemas numa camada intermediária; e integração de mensagem, criação e realização de integração de diferentes sistemas para tratar as respectivas mensagens.
Integração com outros sistemas
A RPA pode ser aplicada de diversas formas em uma empresa, incluindo ERPs (Sistemas de gestão integrados) e CRM (Sistemas de gestão de relacionamento com o cliente). A intenção é obter agilidade e economia de tempo no dia-a-dia da empresa.
“Se você considerar que as tarefas e processos são rigorosamente cumpridos, você já percebe aí a melhoria da qualidade das ações e informações e aumento da produtividade”, diz Sousa. “Essas integrações permitem também redução de custo e melhoria da experiência do cliente com a realização automatizada de atividades como envio de informações, consultas automáticas, processamento de ordens, e viabiliza a escalabilidade do negócio”, completa Sousa.
Para saber mais, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/deyvid-sousa-227a581/
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…
O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…
Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…
Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…
Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…
illumynt, uma empresa da CNE Direct, sente o prazer de anunciar a promoção de Jörg…