A tecnologia como aliada para resolver os problemas do estado, onde ideias se transformam em produtos. Gestão mais eficiente de gastos e recursos. Aumento de produtividade.
Essas são as propostas do Desafio Startup Rio, programa que visa a melhora de serviços públicos com a ajuda da tecnologia. Cerca de 200 empresas de tecnologia digital se inscreveram para participar da seleção. O projeto vencedor vai ser avaliado por banca e o escolhido tem 6 meses para desenvolver a ideia.
Secretários do governo estadual se reuniram com empresários nesta segunda no Museu do Amanhã para debater possíveis soluções tecnológicas para os problemas do dia-a-dia, como a criação de aplicativos e de plataformas tecnológicas de gestão de dados.
Participaram do evento membros das secretarias estaduais de saúde, assistência social, segurança e educação. A gestão de estoques de remédios, o controle da presença dos alunos nas escolas e a melhoria no sistema de arrecadação de impostos foram algumas das questões apresentadas para melhorar a gestão pública de recursos.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, vê na tecnologia ferramenta de aproximação do cidadão.
O Startup Rio é um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é incentivar a cultura de empreendedorismo e transformar o estado em um polo de referência internacional de tecnologia digital.
Tatiana Alves