A proposta que regulamenta os transportes por aplicativo, como Uber, Cabify e 99 táxis, passou por mudanças. O relatório do senador Pedro Chaves (PSC-MS) juntou pontos dos três projetos que estão no Senado (PLS 530/2015, PLS 726/2015 e PLC 28/2017), além de sugestões apresentadas por representantes dos motoristas, usuários, taxistas e das empresas.
A primeira mudança, a que mais preocupava os motoristas dos aplicativos e os usuários, é o fim de exigências como autorização do poder público e o uso de placas vermelhas, como as de táxi e de ônibus. Também acaba a condição que o carro seja do próprio motorista.
Em contrapartida, o motorista terá observação na carteira de habilitação, informando que exerce atividade remunerada, e vai precisar se cadastrar como contribuinte no INSS. Também será obrigatório ter seguro contra acidentes, para proteger tanto os passageiros como os motoristas. Outra exigência é a comprovação de que não tem antecedentes criminais.
Em entrevista ao repórter Roberto Fragoso, da Rádio Senado, o senador Pedro Chaves explicou todas as mudanças:
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