Opinião

Entidade prevê período “funesto” para a imprensa

Afirmação vem da Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Para a entidade, Brasil colabora com momento “funesto” do meio na região

Por Carolina de Assis. Texto publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas

A 75ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) concluiu que os últimos seis meses foram um período particularmente “funesto” para a imprensa na região. A análise da entidade foi divulgada em 7 de outubro.

O momento “funesto” se deve a assassinatos de jornalistas, além de agressões a profissionais da comunicação e restrições à liberdade de expressão e aos direitos humanos em vários países, segundo afirmou a SIP nas conclusões de seu evento anual. O encontro deste ano foi realizado este ano em Miami, nos Estados Unidos.

Leia mais:

A entidade registrou 13 assassinatos de jornalistas desde o último mês de abril. Sete foram no México, dois no Brasil, dois na Colômbia, um no Haiti e um em Honduras. “Um semestre particularmente funesto, que evidencia um aumento no nível de agressões e ameaças”, afirmou a SIP.

A entidade também observou que em Cuba, México, Nicarágua e Venezuela se registram “as maiores agressões e violações à liberdade de imprensa e de expressão”. “Cada vez são mais comuns os ataques físicos contra jornalistas exercendo sua função, passando pela apreensão de equipes e material de imprensa, até prisões não justificadas”, criticou a SIP.

A entidade destacou que, em Cuba, “a condenação e a prisão para jornalistas voltam a ser uma realidade”, ao citar o caso de Roberto de Jesús Quiñones Haces. O jornalista cubano começou em setembro a cumprir pena de um ano de prisão pelos crimes de resistência e desobediência. A SIP também afirmou que mais de 20 sites foram bloqueados na ilha. O governo local ainda proibiu que cerca de 20 jornalistas saíssem do país.

Além de Cuba

Sobre a Nicarágua, a SIP disse que causou “indignação geral” o informe que deu conta de “meios confiscados, jornalistas perseguidos e outros ameaçados, além do bloqueio na alfândega de suprimentos para os jornais” no país. Mas destacou que, poucas horas após a chegada de uma missão da entidade à Nicarágua, os jornalistas Lucía Pineda e Miguel Mora foram libertados após passarem seis meses na prisão. “A união de todos os meios demonstrou que, unidos, podemos fazer a diferença”, segundo afirmou a presidenta da SIP, María Elvira Domínguez.

A organização também observou que em Brasil, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, México e Nicarágua “se agrava a estigmatização de meios e jornalistas”. Nestes países, “a desqualificação nasce dos próprios chefes de Estado e se massifica por meio das redes sociais”, disse a SIP.

A entidade considerou “lamentáveis notícias” vindas da Argentina o processo do jornalista Daniel Santoro, acusado de envolvimento em esquema de extorsão e espionagem, assim como outros três jornalistas. Segundo a SIP, “diversas organizações manifestaram sua preocupação pela decisão judicial que criminaliza o exercício do jornalismo e desconhece o princípio consagrado da proteção do sigilo das fontes”.

A organização também registrou tentativas de limitar o exercício do jornalismo por meio de “normas penais e processos milionários” contra meios e jornalistas na Colômbia, em El Salvador, no Panamá e no Peru. E observou que a liberdade de imprensa “continua em franca deterioração” na Venezuela, com o “bloqueio sistemático” de sites e “ameaças e agressões [que] criaram um ambiente de extrema precariedade para exercer a profissão”.

Compartilhe
0
0
Knight Center

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin é um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Organiza programas de treinamento que já beneficiaram milhares de jornalistas e professores de jornalismo nas Américas. O Centro Knight também ajudou a criar uma nova geração de organizações jornalísticas independentes. Essas organizações têm desenvolvido programas de treinamento auto-sustentáveis com o objetivo de aumentar os níveis éticos e profissionais do jornalismo, contribuindo assim ao aprimoramento da liberdade de imprensa e da democracia no hemisfério. O Knight Center publica um blog trilíngue em português, espanhol e inglês que cobre temas ligados ao jornalismo e à liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

8 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

8 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

8 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

8 horas ago