Categories: noticias-corporativas

Equipes de assistência criam protocolos para atendimento a pacientes com Covid-19, sem perder o foco na humanização

Rio de Janeiro, RJ 15/6/2020 – Médicos, enfermeiros, psicólogas e assistente social têm se desdobrado para levar aos pacientes notícias, recados, vídeos e áudios dos familiares.

“A falta do abraço, do contato faz muita diferença. Esse acolhimento é fundamental”. O desabafo é da assistente social Claudia Calvo, que se dedica a prestar atendimento aos pacientes internados e seus familiares no Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF). “Eu faço um controle diário e os acompanho de perto, mas, no momento, esse trabalho precisa ser feito de outra forma. Como os pacientes de Covid-19 precisam ficar em isolamento, tenho me aproximado mais das famílias, que ficam muito aflitas. A cada conversa, peço que a pessoa se sinta abraçada por mim. O abraço virtual e uma palavra amiga, de força e esperança, é o que podemos fazer nesse momento”, conta Claudia.

Assim como ocorreu com o trabalho da assistente social, a adoção de protocolos de segurança com o treinamento de equipes para o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), mudou a rotina no HSF, um dos maiores hospitais gerais do Rio de Janeiro. De acordo com Patricia Morgado, coordenadora da Emergência, as mudanças já são notadas na chegada dos pacientes à unidade. “Utilizamos os EPIs apropriados para resguardar nossa equipe frente à pandemia que estamos vivendo, mas mantemos a nossa filosofia de acolhimento e humanização”, afirma.

Humanizar o cuidado tem sido um grande desafio, de acordo com a gerente de enfermagem, Patrícia Leite. “Criamos fluxos com as equipes de ponta para que os pacientes sejam atendidos com toda a atenção de que precisam, mas sem perder o foco na questão da segurança. Os pacientes de Covid-19 precisam de um olhar especial devido ao isolamento. Estamos trabalhando com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogas e assistente social, que tem se desdobrado para levar aos pacientes notícias, recados, vídeos e áudios dos familiares. Por outro lado, também levamos recados dos pacientes para seus familiares que, impedidos de estar pessoalmente com seus entes queridos, recebem o suporte da nossa equipe, além, claro, das atualizações diárias do quadro clínico do paciente”, revela.

Enfrentamento ao vírus

Um comitê de enfrentamento à Covid-19, formado por representantes dos setores da Educação Continuada, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e líderes de equipe, foi criado para estabelecer novos protocolos de assistência, além de orientar colaboradores de todos os setores do HSF: médicos, corpo de enfermagem, pessoal da limpeza, do apoio nutricional e fisioterapeutas dentre outros. “Essas orientações são fundamentais para as equipes multiprofissionais que estão no dia a dia atuando nos setores que têm os pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19. É muito importante passar informações corretas e tranquilizar a equipe, esclarecendo as dúvidas e prestando o suporte psicológico necessário”, esclarece Patrícia Leite.

Os profissionais de enfermagem do hospital também merecem atenção especial, como lembra ela: “O corpo de enfermagem fica diretamente ligado aos pacientes, em um contato muito próximo. São os heróis que estão na ponta da assistência. Então, precisam de um suporte. Nós temos aqui o programa ‘Cuidando de quem cuida’, uma iniciativa do setor de Recursos Humanos e que reúne diversos departamentos, com o objetivo de garantir esse apoio. Precisamos manter nossa equipe forte para que possamos passar por esse momento delicado unidos.”

Já a coordenadora da Emergência reforça que a informação tem sido uma aliada contra a doença. “Trocamos e-mails diariamente, com atualizações e sugestões de leituras de publicações nacionais e internacionais, sempre com o objetivo de melhorar o atendimento pela equipe clínica”, conta Patrícia Morgado.

O surgimento de novas necessidades no funcionamento do HSF exigiu também que fossem realizados treinamentos com equipes médicas e de enfermagem. “Focamos no uso correto e consciente de EPIs, paramentação e desaparamentação, cuidados com os pacientes com suspeita de Covid-19 e o mais importante: a atenção a pacientes graves, durante um atendimento de intubação, por exemplo”, ressalta Patrícia Morgado. “Mudamos os horários de visitas ao CTI e andares, com intervalos de tempo mais curtos, priorizando apenas um visitante por paciente. Durante esse período, os acompanhantes dos pacientes não podem permanecer nos quartos e nem pernoitar no hospital, por questão de segurança. Quanto aos pacientes que dão entrada na Emergência com suspeita de Covid-19, são imediatamente encaminhados para um leito de isolamento, onde não podem ser acompanhados”, explica a médica.

PAI Papa Francisco

No Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) Papa Francisco, um centro de tratamento e recuperação de pacientes com transtorno psiquiátrico e dependentes químicos que funciona no hospital, o trabalho também precisou ser reestruturado, como conta a coordenadora da psicologia do HSF, Caroline Oertel. “Costumávamos realizar atividades em grupo com os pacientes internados, mas tivemos que adaptá-las, de forma a evitar contato físico”, explica. Ela ressalta que uma das mudanças mais marcantes no período foi o aparecimento de uma nova demanda de atendimento. “Com a suspensão, ainda que temporária das visitas, tivemos que ressignificar o encontro do paciente e sua família. As ligações semanais que os pacientes fazem para os familiares estão feitas por vídeo, para permitir um contato mais próximo e orientar as pessoas para lidar com esse sentimento de ansiedade e de medo que tem sido uma constante entre os familiares dos pacientes internados”, ressalta Caroline.

Reforço ao SUS

O HSF se uniu a três grandes empresas do setor privado de saúde: UnitedHealth Group Brasil (Amil), Rede D”Or e Rede Ímpar para abrir 108 novos leitos para o tratamento de Covid-19, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Desde as primeiras notícias da pandemia começamos a estudar uma forma de viabilizar o atendimento aos pacientes do SUS. Essa é uma vocação do HSF e, por meio dessa parceria, oferecemos nossa estrutura para receber pacientes em 108 novos leitos, sendo 80 de internação e 28 de terapia intensiva”, descreve o diretor geral do HSF, Frei Paulo Batista.

Website: http://hospitalsaofranciscorj.com.br/

Compartilhe
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

ClickFix vira 2º principal vetor de ataque global, aponta ESET

Relatório do primeiro semestre de 2025 também registra aumento em fraudes com NFC e adware…

15 horas ago

Atualizações do eSocial para SST entram em vigor e requerem atenção das empresas

Mudanças trazidas pela Portaria MTE nº 1.131/2025 exigem que empresas revisem processos de SST com foco…

15 horas ago

Erros de refração afetam milhões sem diagnóstico no Brasil

A falta de diagnóstico para miopia, hipermetropia e astigmatismo e o acesso a óculos compromete…

15 horas ago

Fazenda no DF investe na produção de leite A2A2 orgânico

Produção adota genética específica em seu rebanho e oferece leite com beta-caseína A2, proteína presente…

15 horas ago

Festival Fartura Dona Lucinha celebra a gastronomia mineira em Serro (MG)

Evento tem o chef Caio Soter como padrinho e traz programação gastronômica e cultural para…

15 horas ago

Diversificação financeira pode ajudar a proteger patrimônio

Especialista da Fairfield Proteção e Inteligência Financeira explica como o investidor pode diluir riscos ao…

15 horas ago