A era do multidados e entregas publicitárias sob demanda

Em artigo reproduzido pelo Portal Comunique-se, Celso Vergeiro analisa a era dos multidados – em que novidades tecnológicas surgem a todo instante

A agilidade proporcionada pela constante evolução tecnológica que vivemos está potencializando o crescimento do mercado de distribuição de vídeo Over The Top (OTT) em todo mundo. Um levantamento divulgado em abril, pela empresa americana Level 3 Communications Inc sobre as tendências do mercado de OTT, apontou que nos próximos cinco anos a visualização de transmissões linear de vídeo OTT irá superar a transmissão tradicional das emissoras de televisão.

Isso já não é novidade para o mercado, pois temos diversos players que servem para exemplificar esse fenômeno que veio para ficar. A Netflix, por exemplo, terminou o último ano com mais de seis milhões de assinantes em sua plataforma e com um faturamento de R$ 1,29 bilhão no Brasil. Para se ter uma ideia desse potencial, o número ultrapassa o faturamento de três das cinco maiores emissoras de televisão do país.

Alguns fatores explicam essa expansão: primeiro é o mercado, já que esse tipo de serviço oferece mais agilidade e qualidade na distribuição do conteúdo audiovisual. Além disso, dá o poder para o gerenciamento dos materiais que, por meio de metadados (big data), auxiliam a dar direcionamento para um público específico. Para o mercado publicitário, esse monitoramento em tempo real, em conjunto com a possibilidade de distribuição desse conteúdo em diversas mídias por meio de uma única plataforma, rendeu uma economia significativa no custo final das campanhas.

Outro fator importante é o poder de escolha que o conteúdo OTT, ou sob demanda, dá ao público. Hoje, ele pode montar sua programação da forma que melhor desejar e ainda assistir em qualquer hora ou lugar, a partir de um dispositivo móvel que tenha acesso à internet. Não depende mais de uma programação fixa, o conteúdo de interesse do espectador está ali, apenas esperando o momento que será visualizado.

Vale lembrar que o número de assinantes de televisão fechada vem caindo consideravelmente em nosso país, e isso não se deve apenas aos fatores econômicos. O desejo das pessoas de criar sua própria programação está favorecendo essa queda.

Acredito que esse novo formato de distribuição de conteúdo audiovisual está apenas começando no Brasil, o que nos dá uma ampla margem para o crescimento nos próximos anos. Atualmente, somos o oitavo maior mercado do mundo na distribuição de vídeos sob demanda, com uma receita estimada de US$ 352,3 milhões, em 2016, segundo o levantamento feito pela Motion Picture Association – América Latina e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual. Ainda temos um longo caminho a seguir, acompanhando a melhoria da cobertura e da qualidade do sinal de internet distribuídos pelas companhias do setor e, consequentemente, o aumento do número de usuários que têm acesso a esses serviços.

****** ***** ***** ***** *****

Celso Vergeiro. CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago