A era do multidados e entregas publicitárias sob demanda

Em artigo reproduzido pelo Portal Comunique-se, Celso Vergeiro analisa a era dos multidados – em que novidades tecnológicas surgem a todo instante

A agilidade proporcionada pela constante evolução tecnológica que vivemos está potencializando o crescimento do mercado de distribuição de vídeo Over The Top (OTT) em todo mundo. Um levantamento divulgado em abril, pela empresa americana Level 3 Communications Inc sobre as tendências do mercado de OTT, apontou que nos próximos cinco anos a visualização de transmissões linear de vídeo OTT irá superar a transmissão tradicional das emissoras de televisão.

Isso já não é novidade para o mercado, pois temos diversos players que servem para exemplificar esse fenômeno que veio para ficar. A Netflix, por exemplo, terminou o último ano com mais de seis milhões de assinantes em sua plataforma e com um faturamento de R$ 1,29 bilhão no Brasil. Para se ter uma ideia desse potencial, o número ultrapassa o faturamento de três das cinco maiores emissoras de televisão do país.

Alguns fatores explicam essa expansão: primeiro é o mercado, já que esse tipo de serviço oferece mais agilidade e qualidade na distribuição do conteúdo audiovisual. Além disso, dá o poder para o gerenciamento dos materiais que, por meio de metadados (big data), auxiliam a dar direcionamento para um público específico. Para o mercado publicitário, esse monitoramento em tempo real, em conjunto com a possibilidade de distribuição desse conteúdo em diversas mídias por meio de uma única plataforma, rendeu uma economia significativa no custo final das campanhas.

Outro fator importante é o poder de escolha que o conteúdo OTT, ou sob demanda, dá ao público. Hoje, ele pode montar sua programação da forma que melhor desejar e ainda assistir em qualquer hora ou lugar, a partir de um dispositivo móvel que tenha acesso à internet. Não depende mais de uma programação fixa, o conteúdo de interesse do espectador está ali, apenas esperando o momento que será visualizado.

Vale lembrar que o número de assinantes de televisão fechada vem caindo consideravelmente em nosso país, e isso não se deve apenas aos fatores econômicos. O desejo das pessoas de criar sua própria programação está favorecendo essa queda.

Acredito que esse novo formato de distribuição de conteúdo audiovisual está apenas começando no Brasil, o que nos dá uma ampla margem para o crescimento nos próximos anos. Atualmente, somos o oitavo maior mercado do mundo na distribuição de vídeos sob demanda, com uma receita estimada de US$ 352,3 milhões, em 2016, segundo o levantamento feito pela Motion Picture Association – América Latina e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual. Ainda temos um longo caminho a seguir, acompanhando a melhoria da cobertura e da qualidade do sinal de internet distribuídos pelas companhias do setor e, consequentemente, o aumento do número de usuários que têm acesso a esses serviços.

****** ***** ***** ***** *****

Celso Vergeiro. CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago