A era do multidados e entregas publicitárias sob demanda

Em artigo reproduzido pelo Portal Comunique-se, Celso Vergeiro analisa a era dos multidados – em que novidades tecnológicas surgem a todo instante

A agilidade proporcionada pela constante evolução tecnológica que vivemos está potencializando o crescimento do mercado de distribuição de vídeo Over The Top (OTT) em todo mundo. Um levantamento divulgado em abril, pela empresa americana Level 3 Communications Inc sobre as tendências do mercado de OTT, apontou que nos próximos cinco anos a visualização de transmissões linear de vídeo OTT irá superar a transmissão tradicional das emissoras de televisão.

Isso já não é novidade para o mercado, pois temos diversos players que servem para exemplificar esse fenômeno que veio para ficar. A Netflix, por exemplo, terminou o último ano com mais de seis milhões de assinantes em sua plataforma e com um faturamento de R$ 1,29 bilhão no Brasil. Para se ter uma ideia desse potencial, o número ultrapassa o faturamento de três das cinco maiores emissoras de televisão do país.

Alguns fatores explicam essa expansão: primeiro é o mercado, já que esse tipo de serviço oferece mais agilidade e qualidade na distribuição do conteúdo audiovisual. Além disso, dá o poder para o gerenciamento dos materiais que, por meio de metadados (big data), auxiliam a dar direcionamento para um público específico. Para o mercado publicitário, esse monitoramento em tempo real, em conjunto com a possibilidade de distribuição desse conteúdo em diversas mídias por meio de uma única plataforma, rendeu uma economia significativa no custo final das campanhas.

Outro fator importante é o poder de escolha que o conteúdo OTT, ou sob demanda, dá ao público. Hoje, ele pode montar sua programação da forma que melhor desejar e ainda assistir em qualquer hora ou lugar, a partir de um dispositivo móvel que tenha acesso à internet. Não depende mais de uma programação fixa, o conteúdo de interesse do espectador está ali, apenas esperando o momento que será visualizado.

Vale lembrar que o número de assinantes de televisão fechada vem caindo consideravelmente em nosso país, e isso não se deve apenas aos fatores econômicos. O desejo das pessoas de criar sua própria programação está favorecendo essa queda.

Acredito que esse novo formato de distribuição de conteúdo audiovisual está apenas começando no Brasil, o que nos dá uma ampla margem para o crescimento nos próximos anos. Atualmente, somos o oitavo maior mercado do mundo na distribuição de vídeos sob demanda, com uma receita estimada de US$ 352,3 milhões, em 2016, segundo o levantamento feito pela Motion Picture Association – América Latina e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual. Ainda temos um longo caminho a seguir, acompanhando a melhoria da cobertura e da qualidade do sinal de internet distribuídos pelas companhias do setor e, consequentemente, o aumento do número de usuários que têm acesso a esses serviços.

****** ***** ***** ***** *****

Celso Vergeiro. CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
AddThis Website Tools
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia“ chega a Manaus

Depois de passar por Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Nova Friburgo…

16 horas ago

ClickFix vira 2º principal vetor de ataque global, aponta ESET

Relatório do primeiro semestre de 2025 também registra aumento em fraudes com NFC e adware…

16 horas ago

Atualizações do eSocial para SST entram em vigor e requerem atenção das empresas

Mudanças trazidas pela Portaria MTE nº 1.131/2025 exigem que empresas revisem processos de SST com foco…

16 horas ago

Erros de refração afetam milhões sem diagnóstico no Brasil

A falta de diagnóstico para miopia, hipermetropia e astigmatismo e o acesso a óculos compromete…

16 horas ago

Fazenda no DF investe na produção de leite A2A2 orgânico

Produção adota genética específica em seu rebanho e oferece leite com beta-caseína A2, proteína presente…

16 horas ago

Festival Fartura Dona Lucinha celebra a gastronomia mineira em Serro (MG)

Evento tem o chef Caio Soter como padrinho e traz programação gastronômica e cultural para…

16 horas ago