Categories: Comunicação

Era uma vez… Jogadores e jornalistas no céu

Transformar a tragédia que vitimou fatalmente 71 pessoas em fábula, como uma história infantil lida de pai para filho, com direito a começa pela característica frase “era uma vez”. Essa foi a missão da equipe de comunicação da Chapecoense ao produzir a edição de dezembro de seu informativo – revista disponibilizada integralmente na internet. Na história, os responsáveis pelo conteúdo enaltecem, um a um, todos os brasileiros que acompanhavam a delegação do clube para a final na Copa Sulamericana, na Colômbia. Mortos? Não! Foram, sobretudo jogadores e jornalistas, os convocados por Deus para uma partida no céu.
No texto que relata a história como ficção, o pai conta ao seu filho – torcedor da Chape – que Deus escolheu os melhores jogadores, comissão técnica, dirigentes e demais componentes do futebol para serem os campeões além do mundo. Com tantos destaques, 20 profissionais da mídia foram requisitados para cobrir todos os detalhes da partida divina, pois, segundo o relato, “aquele time, tão querido, seria alvo de muitos holofotes, afinal era favorito ao título do campeonato que jogariam no céu”. Isso porque toda a imprensa iria “disputar com afinco uma oportunidade de entrevista”. Para ajudar nessa tarefa e na divulgação dos bastidores da ação, ninguém melhor do que os dois assessores de imprensa do clube: Gilberto Tomás e Cleberson Silva.
Ao fim do conto, o personagem paterno relata que não aguentou segurar as lágrimas ao relembrar o caso fatídico e que seu jovem filho percebeu o ocorrido e perguntou qual seria o futuro da Chapecoense. Seguindo o estilo fantasioso da história construída, ele segue que, mesmo sendo especiais, os atletas Alan Ruschel, Follmann e Neto não foram convocados para o jogo no céu porque Deus os escolheu para outra nobre missão: servirem de motivação para a reconstrução do time. Ao jornalista Rafael Henzel, também escolhido por Deus para outra missão, caberia a responsabilidade de “contar essa página histórica”.

Chapecoense, um time campeão no céu (Imagem: Reprodução)
Força para produzir o conteúdo
“Depois daquele interminável 29 de novembro, entre a incredulidade e a dor, encontramos a esperança e a certeza de que deveríamos dar continuidade ao legado deixado por nossos colegas e, acima de tudo, honrar o trabalho que, com tanto amor, eles realizavam”, escreveu Alessandra Lara Zuanazzi Seidel, do time de comunicação e marketing da Chapecoense, na fan page oficial do clube. Ela destacou, no conteúdo divulgado na última semana, mencionou os dois assessores que morreram na tragédia com o avião na Colômbia. “O informativo de dezembro, planejado com tanto carinho – inclusive e principalmente pelos nossos colegas da comunicação, Giba e Cleberson – deveria ser realidade”.
Além de Alessandra, os textos da edição de dezembro do informativo da Chapecoense foram produzidos por Ábner Steffen, Cissa Soletti, Eduardo Lima Guimarães (também responsável pela criação e diagramação) e Juliana Sá Zonta. Fora a fábula, a publicação fez questão de agradecer o apoio que tem recebido dos quatro cantos do planeta, em destaque para as ações organizadas pelo Atlético Nacional, time colombiano que seria o rival na final da Sulamerica, pelo público de Curitiba (que receberia a última partida do torneio internacional) e pelos times de todo o país.
O informativo de dezembro da Chapecoense – com o texto “Era uma vez” – pode ser lido gratuitamente por meio deste link.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago