Categories: Comunicação

Errata: Colégio Pentágono vence o Creativity Marathon 2024

A matéria enviada anteriormente continha um erro no 3º parágrafo. Segue a versão corrigida:

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, realizou a Award Ceremony (cerimônia de encerramento) do Creativity Marathon 2024 no dia 17 de abril. Todos os anos, a universidade promove o torneio internacional a fim de oferecer uma oportunidade para os estudantes que têm interesse em carreiras criativas, com foco em cinema, com o intuito de desenvolver o aprendizado sobre a área e trabalhos que resolvam questões e desafios cinematográficos.

Ao todo, mais de 75 escolas participam do Creativity Marathon 2024, com mais de 1.700 alunos inscritos. Cada equipe enviou um vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração, propondo soluções para ajudar a alcançar um ou mais objetivos apresentados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

A equipe do Colégio Pentágono, com sede em Perdizes, na cidade de São Paulo, venceu o torneio internacional. A Escola Carolina Patrício, do Rio de Janeiro, e a Beacon School, de São Paulo, conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Além disso, cinco equipes receberam Honorable Mention (menções honrosas): Colégio Everest Internacional (Rio de Janeiro), Colégio Marista Paranaense (Curitiba), Colégio Santa Cruz (São Paulo), Academia Cristã Pan-Americana (São Paulo) e Escola Rio Internacional (Rio de Janeiro).

O projeto vencedor

O projeto campeão teve como tema “Home Filter for the Release of Pre-cleaned Water Ready for Domestic Reuse” (Filtro Doméstico para Liberação de Água Pré-limpa e Pronta para Reaproveitamento Doméstico), abordando as ODSs 06 e 11 (Água Limpa e Saneamento e Cidades e Comunidades Sustentáveis), tendo como patrocinador o professor Marcio Fernandes.

O time vencedor ganhou um troféu e um certificado emoldurado para a escola, além de um certificado impresso para cada aluno da equipe e um Drone Hk9 Câmera 4k Uhd Vídeo Profissional 2.4ghz (ou similar) para cada aluno e patrocinador.

No vídeo, os jovens apresentaram a ideia de produzir um filtro que fique embaixo da pia e filtre a água que foi utilizada, por exemplo, para lavar a louça. “Nosso objetivo é reduzir o desperdício de água e reutilizá-la para outras finalidades”, descreve o projeto. Os estudantes chamaram a atenção para o fato de que, apesar de ser o elemento mais importante para a vida, a água é um recurso finito. “Por isso, é fundamental aproveitá-la bem, e utilizar a criação apresentada no vídeo poderá evitar o seu desperdício. A chave para a água sustentável pode até estar debaixo da sua pia”, frisa o grupo.

O trabalho dos estudantes está alinhado com a preocupação dos brasileiros com a água. Segundo o estudo “GlobeScan Radar Survey”, que entrevistou 30 mil pessoas em 17 países pela GlobeScan, em parceria com a Circle of Blue e o WWF, 81% dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável. A média mundial é de apenas 58%. 

“A geração Z, formada por jovens que nasceram na primeira década do século 21, está muito mais envolvida na parte de sustentabilidade e pautas sociais e, por isso, esse é um projeto bacana de ser desenvolvido nas escolas para aprimoramento de conhecimento e aprendizado prático sobre a Agenda 2030 e a indústria criativa”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University. 

“A Creativity Marathon representa a oportunidade de experiência nos mercados de desenvolvimento de produção audiovisual”, diz. “Trata-se de uma ativação que proporciona uma dimensão interessante sobre o que os jovens são capazes de produzir e, possibilita o crescimento em um contexto repleto de desafios e aprendizados”, complementa Olival, que também agradeceu à participação dos jurados.

O que dizem os vencedores?

“A Creativity Marathon 2024 dá aos alunos a oportunidade de usar seus conhecimentos e habilidades para criar projetos que podem mudar suas mentes e o mundo. Estamos orgulhosos de nossos alunos”, afirma Daniela Pensado, gestora do departamento internacional do Colégio Pentágono.

“Preparar o vídeo foi um desafio. Me diverti gravando e ajudando meus companheiros. Ainda não consigo acreditar que vencemos”, afirma Janaína Martins, estudante da equipe vencedora. Já a jovem Mari Tokeshi destaca que a equipe ficou surpresa com o fato de que a pesquisa e dedicação do grupo conquistaram o primeiro prêmio. “Já estamos pensando em como desenvolver ainda mais o projeto. Meus entes queridos estão orgulhosos de mim e de meus amigos – e eu também”.

Para Márcio Fernandes, patrocinador e professor da equipe vencedora, a perseverança e o  “trabalho duro” valeram a pena. “Quero parabenizar as demais equipes e patrocinadores. Quando um de nós ganha, todos ganhamos. E, embora houvesse prémios em jogo, somos todos vencedores com tantas ideias a serem partilhadas. Cruzando os dedos, todos eles se tornam realidade”, afirma.

Para o professor, é emocionante ver adolescentes de todo o Brasil apresentarem ideias criativas para mudar o futuro. “Somos gratos à Full Sail University por esta oportunidade. Isso me deixa esperançoso em relação aos próximos anos”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/creativity-marathon/2024/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

2 dias ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

2 dias ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

2 dias ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

2 dias ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

2 dias ago