A ideia de agendar posts nas redes sociais pode soar atraente para boa parte das pessoas que queiram fazer um perfil empresarial bombar. Embora não estejam erradas, essas pessoas precisam ter em mente que o trabalho não acaba por aí; vai um pouco além. Para você não patinar na hora de usar o gerenciador do Instagram, o Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em markerting digital, separou alguns dos erros mais comuns cometidos por aí afora.
1 – Exagerar ou pecar no número de postagens (8 ou 80)
Alguns usuários comandam suas redes de uma maneira, digamos, um pouco “bipolar” — 8 ou 80. Não vale muita coisa você alternar períodos de várias postagens com outros, de raras intervenções.
Mesmo na hora de agendar post no Instagram, não precisa focar apenas nos horários de pico. Isso pode “floodar” seus seguidores — ou seja, importuná-los pelo excesso de postagens nesse período específico. Além de não ajudar em nada, cria a impressão de uma empresa chata e que passa do ponto.
O mesmo vale para postar de vez em nunca. Muita gente agenda seus primeiros posts e se esquece da ferramenta em pouco tempo. É o pensamento de quem acha que sua parte já foi feita, e agora é com o gerenciador de Instagram. Errado!
Agende seus posts para os horários em que seu público-alvo costuma ficar online, mas não se esqueça de postar, com parcimônia, periodicamente em outras horas também. Isso passa a impressão de marca onipresente, sólida e séria.
2- Tipos de conteúdo
Um dos erros mais cometidos por recém-chegados no Instagram é agendar posts muito diretos. Postagens em que a marca simplesmente quer vender seu produto ou seus serviços. Isso tem pouco poder de comunicação, não cativa e desumaniza o perfil.
O mais indicado é criar narrativas para a postagem. Use a criatividade, tente passar uma história, um contexto. Agende posts com imagens e relatos de clientes, dos seus funcionários, temáticas com alguma data do calendário, contando algo a mais sobre seus produtos.
Enfim, saia da mesmice e não trate o Instagram apenas como meio de se chegar aos usuários. Bole estratégias, crie laços.
3- Abordagem
Nunca é demais lembrar que um perfil comercial, para a sua empresa ou marca, difere, e muito, do perfil pessoal. Postagens impulsivas, no calor do momento, ou que contenham opiniões fortes não são de bom tom para serem associadas a uma marca.
Muito menos recomendável seria postar imagem acompanhada de desabafo, como falando mal de algo ou alguém — mesmo que sejam políticos, por exemplo.
Sempre que for agendar o seu Instagram, livre-se da espontaneidade. Ainda que a imagem da sua empresa não seja sisuda, séria, um pouco de sobriedade não prejudica.
4 – Interação
Um dos problemas de agendar posts no Instagram e deixar o aplicativo de lado depois é a perda de interação. Em várias postagens é muito comum que os seus seguidores, além de curtir, comentem, mandem feedback, seja positivo ou não.
E caso você se ausente da administração da conta, perderá todas essas oportunidades de cativar potenciais clientes. Pior: as pessoas costumam se ofender facilmente num ambiente pouco pessoal como a internet; são comuns ruídos comunicacionais, interpretações equivocadas. “Ficar no vácuo” pode até criar antipatias.
5 – Atendimento ao cliente
Similar ao tópico anterior, o atendimento ao cliente vai um pouco além, pois se refere aos usuários que já foram fidelizados pela sua marca. Já se tratam de clientes propriamente ditos, com quem você tem a obrigação de prestar serviços e entregar qualidade.
Para evitar gaps, acesse o Instagram, deixe as notificações ativadas e responda sempre. Capriche no tom, no bom humor e no fino trato, mas jamais ignore seus usuários — nem precisamos avisar para não ser agressivo, não é? Afinal, o cliente sempre tem razão.
*Rafael Kiso. Fundador da mLabs e especialista em markerting digital.
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