Piracicaba, SP 3/3/2017 – Há necessidade de produtos modernos, que apresentem melhores características agronômicas, toxicológicas e ambientais
O Simpósio sobre Defensivos Agrícola será realizado na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba (SP), nos dias 26 e 27 de abril. O evento organizado pelo Pecege abordará os quatro temas que causam maior preocupação entre os produtores rurais do Brasil: Registro, Resíduo de defensivos em alimentos, Resistência a pragas e Organismos não-alvos: efeito sobre polinizadores.
Para discutir os temas de relevância para a cadeia produtiva do Brasil foram convidados palestrantes qualificados e de renome no setor. Destaque para a presença de autoridades do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). O professor Angelo Trapé, médico toxicologista da Unicamp, apresentará o significado dos resíduos de defensivos em alimentos na saúde humana e Paula Arigoni, do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal), vai falar sobre o Projeto Colmeia Viva, que tem como objetivo o uso de defensivos sem prejudicar os polinizadores.
O evento também contará com a participação de Roseli Muniz Giachini, produtora rural e representante da Aprosoja-MT, que discutirá a importância da mistura em tanque de defensivos para reduzir a possibilidade do surgimento de novas linhagens de pragas com resistência, que tem prejudicado o manejo adequado.
Voltado aos produtores rurais, profissionais da indústria, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais relacionados ao agronegócio, o simpósio é a oportunidade de atualizar conceitos e conhecimentos, além de fortalecer os contatos com profissionais do setor. “Praticamente todos os agricultores utilizam defensivos, seja com maior ou menor intensidade, dependendo da cultura, local e época do ano. Há necessidade de produtos modernos, que apresentem melhores características agronômicas, toxicológicas e ambientais”, afirma o professor da Esalq, José Otavio Menten, que integra o Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS).
O Simpósio conta com o apoio da ANDAV, SINDIVEG, AENDA, ANDEF, CCAS, ESALQ Jr. Consultoria, GAPE e GEBPD e patrocínio das empresas Albaugh, Kleffmann, FRAC e UNIFITO.
Informações do evento
Datas: 26 e 27 de abril de 2017
Das 8h às 18h
Local: Esalq – Pavilhão de Engenharia: Av. Pádua Dias, 11
Programação e inscrições http://defensivos.pecege.com/
Mais informações com Pedro pelo telefone (19) 3375-4250 – ramal 237
Website: http://defensivos.pecege.com/
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente