São Paulo 18/5/2020 –
Intitulado como “cartilha de cuidados em home office”, o documento desenvolvido pelo escritório de advocacia Silveira Advogados em parceria com a TopSuporte, é composto por 11 medidas que visam instruir profissionais que estão em trabalho remoto devido ao isolamento social, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, em especial como se proteger de ataques cibernéticos e, com isso, garantir a segurança dos dados das empresas, como informações de clientes, colaboradores e segredos comerciais.
“A partir dessas medidas, as empresas estarão com suas informações mais seguras e os colaboradores farão o uso correto das ferramentas disponíveis nessa nova fase”, explica Juliana Gonçales, advogada e uma das autoras.
Como os dados, em alguns casos, estão disponíveis em computadores domésticos, é preciso intensificar a segurança, já que dificilmente existirão softwares instalados para proteger tais arquivos e, para minimizar os riscos, os profissionais podem implementar algumas das ações sugeridas pelos advogados, como: monitoramento de equipamentos por meio de configuração remota, inibir o compartilhamento de informações confidenciais, dentre outras orientações altamente importantes. Da mesma forma, deve-se ter atenção aos riscos na utilização de conexão privada e/ou pública, sendo recomendada a alteração das senhas para um código ainda mais seguro.
Além dessas medidas, o escritório também sugere que seja implementado o armazenamento em nuvem, criptografia desses dados, utilização de VPN e duplo fator de autenticação, quando houver login em redes desconhecidas. Ressaltam, ainda, a importância do antivírus para verificação constante de intrusos virtuais na máquina.
Para baixar cartilha completa, acesse: https://drive.google.com/open?id=1_8tLyOLGs8_kf2A9rOlmCUPd7KbUkXPR
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