Categories: Comunicação

ESG é a nova tendência de mercado entre as empresas

A sigla ESG: Environmental, Social and Corporate Governance se trata de um conjunto de parâmetros que as empresas utilizam para avaliar seu desempenho em relação a questões ambientais, sociais e de governança ou de gestão. Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo na adesão das empresas a esses critérios, e isso não é por acaso.

“As empresas que adotam práticas sustentáveis e responsáveis estão se colocando de maneira mais atraente para investidores, clientes, talentos e parceiros de negócio”, observa Antonio Carlos Marques Valente, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Professor da UniPaulistana.

Os últimos anos testemunharam uma mudança significativa nos hábitos dos brasileiros em direção à preservação da natureza, a preocupação dos impactos das empresas no meio ambiente e na comunidade, de acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Ao mesmo tempo, oportunidades e cursos para quem quer atuar com diversidade e inclusão também se multiplicam.

Os dados revelam que quase um terço dos consumidores brasileiros (23%) alteraram seus comportamentos em resposta a preocupações ambientais. Além disso, para 41% dos entrevistados, essas mudanças são consideradas permanentes.

No entanto, para alcançar efetivamente o desenvolvimento sustentável, as empresas precisam adotar medidas proativas, como inovar em processos e produtos, e investir em soluções que visem à redução dos impactos ambientais. Por isso, as marcas têm se mostrado comprometidas em causar um impacto positivo.

Isto significa que as companhias devem estar inseridas, contribuírem e participarem na construção de uma sociedade mais ativa em relação às questões ambientais, sociais, de ética e transparência. Além disso, a adoção do ESG traz múltiplos benefícios para as empresas: redução de custos operacionais, atração de novos investidores e destaque na imagem e na reputação perante os consumidores e a comunidade como um todo. Isso se traduz em posicionamento e vantagem competitiva no mercado.

“As empresas estão adotando o ESG em suas estratégias de negócios porque reconhecem a importância de serem social e ambientalmente responsáveis, tanto para a sustentabilidade de seus negócios quanto para o bem-estar da sociedade como um todo”, afirma Valente. O ESG não é apenas uma tendência, é uma resposta necessária aos desafios atuais e futuros, como mudanças climáticas, desigualdade social e escassez de recursos naturais.

O ESG é fundamental para as empresas e para a sociedade, pois promove práticas empresariais mais éticas, sustentáveis e transparentes, contribuindo para um mundo mais equilibrado e justo. 

Por outro lado, é importante destacar que o ESG necessita estar, igualmente, presente nas empresas estatais e em todas as esferas governamentais, haja vista que seu público é a integralidade de seu povo. Tratar dos recursos oriundos da sociedade de maneira ética, transparente, com eficiência e honestidade é dever mandatório do Estado. 

Isto resulta em desenvolvimento econômico e social, diminuição das desigualdades e ampliação do conceito de democracia para todos e não para poucos. Como diria Gabriel o Pensador: “quando a gente muda, o mundo muda com a gente”. Para isto, é preciso semear.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

VentureOne da ATRC lança a QuantumGate para a proteção dos dados na era quântica na CyberQ

Novo empreendimento revela um conjunto avançado de produtos de segurança de dados para proteger ativos…

17 horas ago

Pilares da sustentabilidade focam em soluções na gestão do lixo eletrônico

A proposta é buscar que um volume cada vez maior de lixo eletrônico não vá…

17 horas ago

Marketing de influência ganha força para 2025

Em 2025, o marketing de influência prioriza autenticidade, responsabilidade social e inovação tecnológica. Marcas e…

17 horas ago

Venda de ingresso online: tecnologia que impulsiona eventos

A venda de ingressos online, com projeção de US$ 101,94 milhões até 2029, reforça a…

17 horas ago

PUMA apresenta sua Vision 2030: aumentar o impacto no clima, na circularidade e nos direitos humanos

A empresa esportiva PUMA anunciou suas novas metas de sustentabilidade Vision 2030, que ampliam o…

17 horas ago

CyberArk e Wiz se unem para oferecer visibilidade e controle completos para identidades criadas em nuvem

Organizações nativas de nuvem obtêm total compreensão sobre cada identidade em nuvem, protegidas com privilégios…

17 horas ago