Categories: noticias-corporativas

Especialista dá dicas de storytelling nas redes sociais durante a pandemia

São José do Rio Preto, SP. 9/10/2020 – O storytelling gera vida, significa um cenário. Provoca nas pessoas sentimentos de alegria, tristeza, êxtase e cativa a audiência”

No mundo corporativo, falar e escrever bem, saber contar uma história e persuadir positivamente, são diferenciais para o sucesso profissional. Um empreendedor ou autônomo, por exemplo, que sabe se posicionar e se comunicar como especialista na área em que atua, certamente, tem mais chances de fechar novos negócios, em relação àquele que não se expressa bem. Para conquistar esse posicionamento, o empresário pode usar a técnica do storytelling, aplicada por roteiristas de filmes do cinema.

Do termo em inglês, “story” significa história e “telling” a ação de contar ou narrar, portanto, a técnica é considerada a arte de contar boas histórias. Sua finalidade é prender a atenção das pessoas, envolvê-las até o desfecho da narrativa. Nas últimas três décadas, ela começou a invadir o universo corporativo na tentativa de encantar e convencer clientes da credibilidade das empresas. Com a evolução digital, o storytelling ganhou ainda mais espaço e durante esse período de pandemia contar boas histórias no meio on-line tornou-se um diferencial.Dados da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, revelam que, no pico da pandemia no mundo,o uso das redes socais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, tiveram crescimento de 40% no período.

De acordo com Carol Mendoza, especialista em personal branding e marketing digital, de São José do Rio Preto (SP), as redes sociais são vitrines para as empresas divulgarem seus serviços. Com o crescimento de seu uso na pandemia, destaca ser o momento ideal para o empresário utilizar as técnicas do storytelling para contar boas histórias e, assim, aumentar o número de visitas e visualizações em páginas e perfis, agregando valor à marca pessoal no meio on-line. “Nas redes sociais, poucas pessoas leem o que está escrito, logo, uma história contada de forma simples, objetiva e que desperta a interação do público pode fazer muito mais sucesso e trazer ótimos resultados”, diz.

No meio digital, para trabalhar essa técnica de comunicação, o personal branding precisará saber os pontos fortes e fracos do cliente, para conseguir construir e propor uma nova narrativa que chame a atenção do público. Segundo Carol, há cinco aspectos que ajudam a construir essa narrativa nas publicações, são eles: o personagem (a história do próprio empresário); a quebra de rotina (algo que seja diferente para contar); o conflito (quando o empresário resolve algo); a verdade humana (alguma revelação positiva para fazer) e a transformação (história de superação, ensinamento).

Dentro do marketing, a área em que a técnica está inserida, principalmente, é a de conteúdo e a de vídeo. Segundo a especialista, estamos na era do relacionamento, por isso, é necessário compartilhar histórias que atraem as pessoas para perto do empresário, ao invés de afastá-las.”O storytelling gera vida, significa um cenário. Provoca nas pessoas sentimentos de alegria, tristeza, êxtase e cativa a audiência”, completa.

Storytelling na criação de conteúdo

“Histórias lidas no momento certo, jamais te abandonam”. A frase é do reconhecido escritor e roteirista britânico Neil Gaiman – referência mundial do storytelling – e corrobora a influência positiva que a arte de contar boas histórias exerce na vida das pessoas.

A especialista Carol Mendoza enfatiza que para colocar em prática a técnica nas redes sociais é necessário domínio de escrita, além do uso de estratégias de branding, para saber como e quando realizar as publicações. “O ideal é um profissional da área digital interpretar as informações técnicas das plataformas e propor os conteúdos que devem ser abordados”, conta. Para ajudar, Carol separou seis tipos de ferramentas do storytelling, pontuando como o empresário pode aplicá-las na criação de conteúdo nas redes sociais:

1 – superpoder: saber e divulgar aquilo que o empresário faz bem na vida profissional e/ou pessoal.

2 – vulnerabilidade: divulgar os pontos fracos no meio on-line sempre buscando melhorá-los. As pessoas vão se identificar com o empresário.

3 – momento de Identificação: mostrar a rotina, as fragilidades e, principalmente, as vitórias.

4 – amuleto: você tem algum objeto? Uma caneca, um livro? Compartilhe com a audiência, com o público.

5 – quebra de Expectativa: divulgar algum tema ou informação atual. Informar as expectativas, possibilidades positivas para as pessoas saberem a opinião do empresário.

6 – universo Inspiracional: demonstrar emoções. Expor momentos com a família, hobbies ou gosto musical, por exemplo.

Sobre a especialista:

Carol Mendoza é jornalista e pós-graduada MBA em Marketing. Atua, diretamente, nas redes sociais, com gestão de conteúdo, identidade visual e branding pessoal. Realiza consultorias e mentorias para micros e pequenos empreendedores para o mercado digital.

Texto: Renan Polizio

Website: https://www.carolmendoza.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

7 minutos ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

1 dia ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

1 dia ago

Ella Miami Beach atinge 50% de vendas, sinalizando forte demanda no mercado de North Beach

O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…

1 dia ago