Categories: Comunicação

Especialista explica como construir uma reputação a partir da marca

Investir no desenvolvimento de ativos intangíveis pode parecer, no primeiro momento, algo incerto, ousado e de grande risco para profissionais e organizações. Dividido nos segmentos de marca, propriedade intelectual, pesquisas e patentes, dados do estudo Intangible Asset Market Value Study, concluíram que os ativos intangíveis representam hoje cerca de 85% do valor das organizações.

Para além das empresas, corporações e grandes marcas, profissionais liberais e executivos estão atentos e descobrindo na prática o poder no investimento em marca pessoal. Relevante para ascensão de carreira, abertura de novos negócios, reposicionamento profissional, reconhecimento e trânsito social, a marca de um profissional/executivo – ou seja, a forma como ele/a é visto(a) e reconhecido(a) quanto às suas habilidades e diferenciais -, tornou-se fundamental em ambientes mercadológicos e altamente competitivos.

Relações Públicas e Mestre em Gestão, o consultor e empresário Rodrigo Almeida tem atendido, ao longo dos anos, dezenas de profissionais que busca posicionamento e reposicionamento de imagem em ambientes sociais e corporativos. “Normalmente são executivos e/ou profissionais liberais que convivem em ambientes de alta competitividade e perceberam que suas carreiras já estão maduras o suficiente para construir uma imagem e reputação”, explica.

Ainda segundo Rodrigo, diferente da autopromoção, o investimento em marca pessoal é estratégico e planejado, mediante reconhecimento de cenários, expectativas, projeções a longo prazo, contextos socioculturais e etapas de ação, proporcionando crescimento sólido na construção de uma imagem e reputação social/profissional.

“Para investir em marca pessoal de forma qualificada, principalmente com o auxílio de um especialista na área, é preciso que o/a profissional e/ou executivo já possua uma maturidade na carreira, com experiências, networking e ‘paciência’ para o cumprimento das etapas de identificação da imagem projetada x percebida, reposicionamento, articulação, gerenciamento e monitoramento desse ativo intangível”, destaca Rodrigo Almeida.

Exigindo alinhamento entre as comunicações e práticas on e off, é essencial que o profissional possua um acompanhamento externo, oferecendo pesquisas, ferramentas de controle e consultoria especializada em relações públicas e branding.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Axis Communications anuncia novo chip ARTPEC-9 com melhorias significativas para vídeos baseados na nuvem e aplicativos de IA

O novo SoC inclui compressão avançada de vídeo, recursos aprimorados de aprendizado profundo e um…

12 horas ago

David Brown e Hari Bhullar, líderes do setor, retornam à FireMon para liderar as operações globais de vendas

Executivos experientes estão prontos para aumentar a presença da FireMon na EMEA e na APAC,…

12 horas ago

Turismo da ONU premia os projetos comunitários mais inovadores da Colômbia

O “Desafio da Inovação: Turismo Comunitário: Colômbia” chegou ao fim durante o Conselho Executivo. O…

12 horas ago

A Toshiba oferece impressões diárias extraordinárias

A nova impressora multifuncional compacta e confiável da Toshibacria projetos para o dia a dia…

12 horas ago

Especialistas destacam esforços internacionais para a criação de Guangdong-Hong Kong-Macau como potência de inovação

GUANGZHOU, China, Nov. 20, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Greater Bay Area Science Forum 2024,…

12 horas ago