O Brasil é o oitavo país com maior mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo levantamento feito pela CNN através do portal Arpen-Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no ano de 2021 mais de 230 mil pessoas foram vítimas de doenças cardiovasculares.
O acúmulo de colesterol e de gordura nas artérias (aterosclerose) é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Outros fatores de risco são: hipertensão, diabetes, tabagismo, sobrepeso, sedentarismo, alimentação com alto teor de gordura, álcool e estresse.
Um diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento das doenças e para reduzir as taxas de mortalidade. Recomendações do Ministério da Saúde orientam adultos acima dos 40 anos a fazer exames periódicos para avaliar a pressão arterial, o colesterol e a glicose, além de realizar consultas médicas para verificar seus fatores de risco.
O Dr. Sérgio Francisco, cirurgião cardiovascular e membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia Seccional Alagoas, pontua abaixo as principais formas de prevenção e tratamentos para evitar a piora ou aparecimento de problemas cardiovasculares, desde a infância até a ancianidade.
Como é possível prevenir as doenças cardiovasculares?
Quais os tratamentos possíveis para as doenças cardiovasculares?
O tratamento para doenças cardiovasculares depende da causa e do estado clínico do paciente. Ele pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos, cirurgia e procedimentos médicos.
Mudanças no estilo de vida: Estas incluem perder peso, parar de fumar, praticar atividade física regularmente e seguir uma dieta saudável. “As mudanças podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e ajudar a controlar sintomas existentes”, comenta o Cirurgião Cardiovascular.
Medicamentos: “Os medicamentos para doenças cardiovasculares incluem medicamentos para controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol, prevenir a coagulação sanguínea e reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral”, esclarece.
Cirurgia: A cirurgia pode ser necessária para tratar doenças cardiovasculares. Segundo o Dr., “é possível realizar a cirurgia de revascularização miocárdica, a cirurgia de correção de válvulas cardíacas e a cirurgia de implante de dispositivos de marca-passo”.
Procedimentos médicos: Sérgio Francisco pontua que os procedimentos médicos incluem a angioplastia, para abrir as artérias bloqueadas, e a cateterização cardíaca, que pode ser usada para diagnosticar ou tratar doenças cardiovasculares.
Para saber mais, basta acessar: https://instagram.com/sergiofranciscojr
A GlobalLogic Inc., uma empresa do Grupo Hitachi e líder em Engenharia Digital, anunciou hoje…
Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa
A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu uma carta formal de…
Estudo da Consultoria Staufen mostra que 81% das empresas entrevistadas acreditam que a IA e…
Lanches saudáveis e proteicos são opções práticas e nutritivas para momentos fora da rotina
Membro do conselho da Perma-Pipe, Cynthia Boiter, apresenta sua renúncia e o presidente Jerome T.…