São Paulo 2/10/2020 – Atualmente, o Brasil possui 40.000 residentes, que representam 15% do total de médicos do país.
A pandemia da COVID-19 trouxe uma série de mudanças e, atreladas a isso, reflexões aos médicos veteranos e àqueles que estão ingressando em suas atividades agora. Aprendizado é a palavra que melhor define esse momento para o segmento da saúde.
Foi sobre isso que o Dr. Leonardo de Souza Vasconcellos, diretor de Ensino da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e coordenador da grade científica do 1º Congresso Virtual da SBPC/ML, falou em sua palestra “Vivendo e aprendendo com a pandemia do novo Coronavírus’ proferida no evento.
Como membro da entidade, ele teve oportunidade de participar de reuniões da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), as quais promoveram discussões relevantes acerca das consequências da pandemia na residência médica.
“Atualmente, o Brasil possui 40.000 residentes, que representam 15% do total de médicos do país. A pandemia do novo Coronavírus desconfigurou as atividades e projetos pedagógicos dos programas de residência médica de todas as áreas, com impactos importantes nas especialidades clínicas e cirúrgicas. Assim, todos os programas de residência médica tiveram que se adequar à nova situação. A CNRM recebeu uma série de denúncias de queda da qualidade desses programas, falhas na biossegurança e escassez de insumos de proteção individual, pois os médicos residentes foram escalados para auxiliar no atendimento aos infectados pela COVID-19. Uma situação completamente diferente do habitual”, explica.
Segundo o Dr. Leonardo, o período também trouxe pontos positivos para a residência médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial: a pandemia deixou bem clara a importância dos exames laboratoriais e da nossa especialidade durante a crise. Os residentes tiveram a oportunidade de vivenciar a evolução dos exames laboratoriais para o diagnóstico da COVID-19. Também houve um grande aprendizado na validação de métodos laboratoriais e foram abertas muitas discussões sobre biossegurança, indicação e interpretação de exames.
“Os residentes tiveram a possibilidade ver aspectos da gestão, como precificação de exames e legislação trabalhista, maior facilidade de acesso a artigos científicos, exercer treinamento em atividades de consultorias, além de participar e promover palestras e eventos sobre o tema na web”.
SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.
Para mais informações, basta entrar em contato com:
Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| meriely.dantas@advicecc.com | (11) 5102-5253
Christiane Mariotto | Christiane.mariotto@advicecc.com | (11) 5102-5256
Fernanda Dabori | fernanda.dabori@advicecc.com| (11) 5102-5255
Website: https://congressovirtualsbpc.org.br/
ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios