A ESPM inaugurou o War Room ESPM – Data Lab em seu campus da Vila Mariana, em São Paulo, ambiente inspirado em agências de publicidade que vai auxiliar todos os cursos da instituição de ensino no processo de tomada de decisão. Com o lançamento do espaço, a ideia da faculdade é aproximar os alunos das práticas do mercado e proporcionar experiências autênticas.
“A ideia da sala é mostrar o que fazer com diversas bases de dados, como usar a informação de mídia, investimento de mercado, investimento publicitário, entre outras. Cada vez mais a gente ouve que vivemos num universo maravilhoso de dados, mas não adianta nada se não soubermos analisar e decidir o que fazer com tudo isso”, afirma o supervisor de mídia e dados do curso de Publicidade e Propaganda e incentivador do War Room ESPM – Data Lab, Diego Oliveira.
De acordo com os idealizadores da war room, o projeto faz parte do Plano Diretor Acadêmico (PDA) e afirma o compromisso da instituição com os alunos. “A ESPM tem a preocupação e o foco nos alunos, que precisam sair da faculdade treinados e capacitados a utilizar todas as ferramentas disponíveis no mercado. O que inclui habilidades e atitudes frente ao novo e a momentos de stress relacionados à tomada de decisões”, diz o coordenador do curso Publicidade e Propaganda, Paulo Cunha.
Na inauguração do espaço, os alunos analisaram o case do blog “Mães de Primeira Viagem”, da cantora e blogueira Mariana Belém. A partir de dados reais como acesso ao site, concorrentes e fluxo de visitas, os estudantes experimentaram, na prática, como as informações de mídia influenciavam a rotina da plataforma para, a partir daí, tomar as decisões necessárias.
A sala já conta com parceria com a agência ID, na figura da Sócia Diretora Camila Costa, que pretende desenvolver simulações para os alunos vivenciarem as dinâmicas diárias em ambientes como este. “Aproveitem muito deste espaço porque é o que vai mostrar para vocês o que é o mercado lá fora”, disse Camila.