O Estadão apresentou, na quarta-feira, 31 de maio, a terceira edição do ranking Marcas Mais, estudo elaborado em parceria com a consultoria Troiano Branding que reconhece as marcas mais engajadoras deste ano, em 30 categorias do mercado, levando em conta o envolvimento emocional que os consumidores têm com as marcas.
“A riqueza de informações contida no Marcas Mais traz insumos importantes para entender como se dá e quais as tendências da relação entre marcas e público consumidor. É mais do que a lembrança da marca. É o entendimento do que faz algumas empresas se manterem cada vez mais engajadas com seus clientes, superando as dificuldades naturais de uma economia recessiva”, explica diretor de projetos especiais do Estadão, Ernesto Bernardes.
O ranking, distribuído a leitores e assinantes do veículo, também conta com edição Premium e acesso completo pelo site do estudo. De acordo com o Estadão, o estudo tem cobertura nacional, analisando 11.500 entrevistas realizadas online com consumidores de todo o País. Além disso, a pesquisa abrangeu as classes sociais A, B e C do Critério Brasil, com representantes dos dois sexos e de variadas faixas etárias.
Segundo os organizadores da iniciativa, os indicadores de avalição utilizados para definir o ranking foram: níveis de conhecimento da marca; padrão de preferência que demonstram em adquiri-la; grau de rejeição que a marca evoca; nível de associação da marca a três atributos-chave da categoria de negócios a que ela pertence.
“Com isso, foram identificadas as marcas de produtos e serviços com as quais os consumidores demonstram maiores níveis de envolvimento. Em seguida, os entrevistados são classificados em cinco patamares de envolvimento. A combinação desses patamares gera o índice que posiciona cada marca no ranking”, explica o Estadão.
Em São Paulo, foram classificadas 84 empresas nas 30 categorias analisadas, algumas delas foram vencedoras em mais de um segmento, como por exemplo, a Samsung – que aparece nas categorias de aparelhos celulares e tablets, aparelhos de TV e vídeo e computadores.
Cada categoria divulgada no ranking é formada pelas três empresas avaliadas com melhor engajamento. Ainda que focado em São Paulo, o estudo Marcas Mais traz, ainda, resultados de outras regiões do País.
Confira a lista de vencedores da terceira edição do Marcas Mais:
Alimentos Industrializados
Sadia
Nestlé
Perdigão
Aparelhos Celulares e Tablets
Samsung
Apple
Motorola
Aparelhos TV e Vídeo
Samsung
Lg
Sony
Artigos Esportivos
Nike
Adidas
Mizuno
Automóveis
Chevrolet
Honda/Volkswagen
Hyunday/Ford
Bancos
Itaú Unibanco
Bradesco
Caixa Econômica
Canais De TV Por Assinatura
Telecine
Discovery Channel
Hbo
Cartões
Visa
Mastercard
Visa Electron
Cervejas
Skol
Brahma
Itaipava
Comércio On-Line
Americanas
Submarino
Magazine Luiza
Companhias Aéreas
Gol
Latam
American Airlines
Computadores
Apple
Samsung
Dell
Construtoras
MRV
Camargo Corrêa
Gafisa
Cosméticos
O Boticário
Natura
Mary Kay
Destinos Turísticos
Fernando de Noronha
Fortaleza/Sta Catarina
Natal
Empresas de TV Por Assinatura
NET
Sky
Claro
Empresas de Viagem
CVC
Decolar
Trivago
Fabricantes de Eletrodomésticos
Brastemp
Eletrolux
Consul/Philips
Higiene Pessoal
Johnson&Johnson
Dove
Colgate
Lojas De Eletro-Domésticos e Móveis
Casas Bahia
Americanas/Magazine Luiza
Ponto Frio
Lojas De Roupas
C&A
Renner
Riachuelo
Planos de Saúde
Amil
Bradesco Seg
Sulamerica
Poupança
Caixa Econômica
Bradesco
Banco do Brasil
Produtos de Limpeza
Veja
Omo
Ypê
Rede de Fast Food
Mcdonald’s
Burger King
Habib’s
Refrigerantes
Coca Cola
Guaraná Antarctica
Fanta
Seguradoras
Porto Seguro
Bradesco Seguros
Itaú Seguros
Supermercados
Carrefour
Extra
Walmart
Operadoras Telefonia e Internet
Vivo
Net
Tim
Universidades Particulares
PUC – SP
Mackenzie
Anhembi