Para empresas de todos os segmentos, pequenas, médias e grandes, investir em publicidade sem pensar em internet é um verdadeiro tiro no pé. Por isso, tornou-se indispensável incluir estratégias para redes sociais na hora de desenvolver ações de comunicação.
Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, ajuda a entender quais os pontos que um bom planejamento de divulgação da sua marca deve ter para impulsionar o negócio. Confira as dicas:
1- Defina objetivos
Afinal de contas, nenhuma estratégia de comunicação dá certo se você não souber o que esperar dela. Por isso, definir objetivos vai ajudar e muito na hora de desenvolver estratégias para redes sociais.
Você não arriscar a sua marca sem saber para onde isso pode te levar, não é mesmo? Ao entender o que esperar das suas ações futuras, fica muito mais fácil não apenas elaborar um plano, mas também tomar decisões favoráveis ao seu negócio.
2- Conheça seu público
Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, o foco de uma ação de marketing não é o produto, e sim o consumidor. Por isso, você precisa ficar de olho em como ele se comporta e o que o leva a escolher a sua marca, em vez da do concorrente.
Para melhor compreender o seu público-alvo, esteja onde ele está. Preste atenção nas coisas que ele gosta ou desgosta, na forma como ele escreve e nos interesses que ele demonstra on-line. É preciso estar sempre ligado em como ele vai reagir aos estímulos dos anunciantes.
3- Entenda melhor cada rede social
Cada mídia tem um conjunto de regras diferentes; elas também têm propósitos distintos uma da outra. Nesse sentido, é necessário compreender como você pode comunicar o seu negócio de acordo, para que as suas ações fiquem mais coerentes sob o ponto de vista do seu target.
Por exemplo, você não pode passar dos 140 caracteres no Twitter. Já no Facebook, é proibido fazer promoções que exijam curtidas ou compartilhamentos para que haja um ganhador. No Instagram, não dá para postar links no texto do post.
Ou seja, é preciso adaptar as suas peças de comunicação aos formatos específicos de cada mídia, para que a imagem da sua empresa não se torne desgastante ou desagradável aos olhos do público.
4- Invista em posts patrocinados
Você pode até fazer uso dos recursos gratuitos de cada rede social. Mas todas elas possuem ferramentas pagas que podem refinar a sua comunicação e otimizar os resultados almejados pelo seu planejamento.
Além de tudo, os custos dos posts patrocinados são bem razoáveis e flexíveis. Ou seja, é possível investir o valor que você quiser, adaptando as suas estratégias ao seu orçamento. Isso sem contar que a análise dos resultados também se tornou muito mais fácil por meio dos veículos digitais.
5- Fique por dentro das tendências
O consumidor do século XXI recebe uma tonelada de informações todos os dias em seus computadores, tablets e smartphones. É importante ficar ligado em tudo que acontece on-line, para que você possa adaptar a sua mensagem às expectativas do seu target.
Por isso, esteja sempre atento ao que acontece nas mídias sociais e entenda como você pode produzir um conteúdo de qualidade e pertinente ao que seu público-alvo espera e precisa de você.
Com todas essas dicas acima, fica muito mais fácil elaborar um planejamento de sucesso para começar a marcar presença na internet. Fique sempre de olho nas novidades, pois os avanços tecnológicos podem transformar a forma como o seu público vê a sua marca, e isso deve ser refletido nas suas estratégias para redes sociais.