Para empresas de todos os segmentos, pequenas, médias e grandes, investir em publicidade sem pensar em internet é um verdadeiro tiro no pé. Por isso, tornou-se indispensável incluir estratégias para redes sociais na hora de desenvolver ações de comunicação.
Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, ajuda a entender quais os pontos que um bom planejamento de divulgação da sua marca deve ter para impulsionar o negócio. Confira as dicas:
Afinal de contas, nenhuma estratégia de comunicação dá certo se você não souber o que esperar dela. Por isso, definir objetivos vai ajudar e muito na hora de desenvolver estratégias para redes sociais.
Você não arriscar a sua marca sem saber para onde isso pode te levar, não é mesmo? Ao entender o que esperar das suas ações futuras, fica muito mais fácil não apenas elaborar um plano, mas também tomar decisões favoráveis ao seu negócio.
Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, o foco de uma ação de marketing não é o produto, e sim o consumidor. Por isso, você precisa ficar de olho em como ele se comporta e o que o leva a escolher a sua marca, em vez da do concorrente.
Para melhor compreender o seu público-alvo, esteja onde ele está. Preste atenção nas coisas que ele gosta ou desgosta, na forma como ele escreve e nos interesses que ele demonstra on-line. É preciso estar sempre ligado em como ele vai reagir aos estímulos dos anunciantes.
Cada mídia tem um conjunto de regras diferentes; elas também têm propósitos distintos uma da outra. Nesse sentido, é necessário compreender como você pode comunicar o seu negócio de acordo, para que as suas ações fiquem mais coerentes sob o ponto de vista do seu target.
Por exemplo, você não pode passar dos 140 caracteres no Twitter. Já no Facebook, é proibido fazer promoções que exijam curtidas ou compartilhamentos para que haja um ganhador. No Instagram, não dá para postar links no texto do post.
Ou seja, é preciso adaptar as suas peças de comunicação aos formatos específicos de cada mídia, para que a imagem da sua empresa não se torne desgastante ou desagradável aos olhos do público.
Você pode até fazer uso dos recursos gratuitos de cada rede social. Mas todas elas possuem ferramentas pagas que podem refinar a sua comunicação e otimizar os resultados almejados pelo seu planejamento.
Além de tudo, os custos dos posts patrocinados são bem razoáveis e flexíveis. Ou seja, é possível investir o valor que você quiser, adaptando as suas estratégias ao seu orçamento. Isso sem contar que a análise dos resultados também se tornou muito mais fácil por meio dos veículos digitais.
O consumidor do século XXI recebe uma tonelada de informações todos os dias em seus computadores, tablets e smartphones. É importante ficar ligado em tudo que acontece on-line, para que você possa adaptar a sua mensagem às expectativas do seu target.
Por isso, esteja sempre atento ao que acontece nas mídias sociais e entenda como você pode produzir um conteúdo de qualidade e pertinente ao que seu público-alvo espera e precisa de você.
Com todas essas dicas acima, fica muito mais fácil elaborar um planejamento de sucesso para começar a marcar presença na internet. Fique sempre de olho nas novidades, pois os avanços tecnológicos podem transformar a forma como o seu público vê a sua marca, e isso deve ser refletido nas suas estratégias para redes sociais.
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