A última eleição no Brasil, em 2022, entrou para a história, sendo a disputa mais eletrizante da democracia brasileira. Foram mais de 28 mil candidatos no país que concorreram pela preferência de mais de 156 milhões de eleitores no território nacional e cerca de 700 mil no exterior, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Fique por dentro dos números das Eleições 2022 — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br). Entre eles, milhares de consultores e estrategistas políticos trabalharam arduamente na corrida eleitoral para convencer o eleitorado sobre a melhor escolha nas urnas e eleger seus assessorados.
Com as transformações impostas pelo mercado de comunicação eleitoral e a participação no mundo digital, os desafios desses profissionais têm se mostrado maiores e diários. Diante disso, o estrategista político Paulo Moura se prepara para o lançamento do livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais”, pela Editora Vozes, no próximo dia 8 de maio, às 18h30, no auditório do Empresarial JCPM, no Pina.
A publicação conta a experiência prática e a vivência dos bastidores do autor, que, nos seus mais de 20 anos de atuação no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político no país e em diversos países estrangeiros, já conquistou por quatro vezes o maior prêmio de Marketing Político Internacional, o Reed Awards, e foi eleito um dos 100 mais influentes estrategistas políticos do mundo (COMPOL/USA 2017). A obra, em suas 331 páginas, trata sobre a utilização da inteligência política como fio condutor para explicitar as etapas da elaboração e execução de uma campanha, a partir de três pilares: estratégia, marketing e comunicação. Cada um deles compõe um capítulo do livro. Ao final, um glossário, que sintetiza conceitos e ajuda a situar os leitores acerca dos conhecimentos utilizados.
A publicação aborda temas como: posicionamento de mercado, processo de construção de uma campanha, funções da equipe multidisciplinar, papel dos meios digitais, uso de dados e de pesquisas de opinião, papel dos influenciadores digitais e da inteligência artificial, sem desconsiderar os elementos clássicos que compõem as peças de campanha e o desenho das estratégias de marketing e comunicação. O estrategista político explica que devido à série de mudanças na forma como as pessoas buscam se informar, formam suas preferências e fazem suas escolhas, há impactos severos na comunicação. As campanhas já sentem essas mudanças, além das próprias alterações normativas que orientam os processos eleitorais e da emergência de uma nova visão do eleitorado sobre a política, que vive um conflito de sentimentos sobre ela. “Os profissionais da área de marketing, estratégia e comunicação precisam abandonar suas certezas e verdades, buscando compreender esse cenário e, mais do que nunca, atualizar seus métodos e formas de atuação”, destaca o autor.
Direcionada para profissionais de marketing político, mas também para candidatos, assessores, jornalistas políticos, profissionais de marketing e comunicação e das mais diversas áreas que atuam em campanhas, acadêmicos, estudantes e a todos interessados no mundo das corridas eleitorais, a obra foge do formato de manuais com receitas de como ter êxito nas disputas. “Este livro conjuga uma trajetória de estudos com a vivência. Não tem a pretensão de ser um projeto acadêmico, mas tem, no conhecimento científico, o alicerce que fundamenta tudo o que construímos profissionalmente no campo da inteligência política”, explica Moura.
Lançamento – Para o início das vendas, a publicação “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais” contará com a tiragem de cinco mil exemplares, que terá 100% da renda revertida para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Depois do Recife, o escritor e estrategista político Paulo Moura prepara um roadshow pelas principais capitais do país.
Sobre Paulo Moura – Reconhecido por sua experiência em campanhas eleitorais bem-sucedidas no Brasil e no mundo, ele tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político. Foi vencedor, por quatro vezes, do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional, além de ter sido eleito um dos 100 mais influentes estrategistas políticos do mundo (COMPOL/USA 2017).
É pós-graduado em Marketing Político pela Universidade de Minas Gerais (UFMG); especialista em marketing digital e estratégia com título concedido pela Universidade de Harvard (USA); professor visitante da The George Washington University (USA) e da Universidade de Turim (Itália).
Moura também é membro de instituições como The American Association of Political Consultants (AAPC) e The International Association of Political Consultants (IAPC). Suas exitosas experiências internacionais passam por países como México, França, Rússia e Itália.
SERVIÇO
Lançamento do Livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais” (Editora Vozes)
Quando: 08 de maio (segunda-feira), às 18h30
Onde: Auditório do Empresarial JCPM (Avenida Antônio de Góes, 60, Pina, Recife/PE) Preço do livro: R$ 79,00
Onde encontrar: Amazon https://www.amazon.com.br/Intelig%C3%AAncia-pol%C3%ADtica-estrat%C3%A9gia-campanhas-eleitorai
Informações: (81) 2122-3059