Categories: Comunicação

Estrategista Paulo Moura lança livro pela Editora Vozes

A última eleição no Brasil, em 2022, entrou para a história, sendo a disputa mais eletrizante da democracia brasileira. Foram mais de 28 mil candidatos no país que concorreram pela preferência de mais de 156 milhões de eleitores no território nacional e cerca de 700 mil no exterior, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Fique por dentro dos números das Eleições 2022 — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br). Entre eles, milhares de consultores e estrategistas políticos trabalharam arduamente na corrida eleitoral para convencer o eleitorado sobre a melhor escolha nas urnas e eleger seus assessorados.

Com as transformações impostas pelo mercado de comunicação eleitoral e a participação no mundo digital, os desafios desses profissionais têm se mostrado maiores e diários. Diante disso, o estrategista político Paulo Moura se prepara para o lançamento do livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais”, pela Editora Vozes, no próximo dia 8 de maio, às 18h30, no auditório do Empresarial JCPM, no Pina.

A publicação conta a experiência prática e a vivência dos bastidores do autor, que, nos seus mais de 20 anos de atuação no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político no país e em diversos países estrangeiros, já conquistou por quatro vezes o maior prêmio de Marketing Político Internacional, o Reed Awards, e foi eleito um dos 100  mais influentes estrategistas políticos do mundo (COMPOL/USA 2017). A obra, em suas 331 páginas, trata sobre a utilização da inteligência política como fio condutor para explicitar as etapas da elaboração e execução de uma campanha, a partir de três pilares: estratégia, marketing e comunicação. Cada um deles compõe um capítulo do livro. Ao final, um glossário, que sintetiza conceitos e ajuda a situar os leitores acerca dos conhecimentos utilizados.

A publicação aborda temas como: posicionamento de mercado, processo de construção de uma campanha, funções da equipe multidisciplinar, papel dos meios digitais, uso de dados e de pesquisas de opinião, papel dos influenciadores digitais e da inteligência artificial, sem desconsiderar os elementos clássicos que compõem as peças de campanha e o desenho das estratégias de marketing e comunicação. O estrategista político explica que devido à série de mudanças na forma como as pessoas buscam se informar, formam suas preferências e fazem suas escolhas, há impactos severos na comunicação. As campanhas já sentem essas mudanças, além das próprias alterações normativas que orientam os processos eleitorais e da emergência de uma nova visão do eleitorado sobre a política, que vive um conflito de sentimentos sobre ela. “Os profissionais da área de marketing, estratégia e comunicação precisam abandonar suas certezas e verdades, buscando compreender esse cenário e, mais do que nunca, atualizar seus métodos e formas de atuação”, destaca o autor. 

Direcionada para profissionais de marketing político, mas também para candidatos, assessores, jornalistas políticos, profissionais de marketing e comunicação e das mais diversas áreas que atuam em campanhas, acadêmicos, estudantes e a todos interessados no mundo das corridas eleitorais, a obra foge do formato de manuais com receitas de como ter êxito nas disputas. “Este livro conjuga uma trajetória de estudos com a vivência. Não tem a pretensão de ser um projeto acadêmico, mas tem, no conhecimento científico, o alicerce que fundamenta tudo o que construímos profissionalmente no campo da inteligência política”, explica Moura.

Lançamento – Para o início das vendas, a publicação “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais” contará com a tiragem de cinco mil exemplares, que terá 100% da renda revertida para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Depois do Recife, o escritor e estrategista político Paulo Moura prepara um roadshow pelas principais capitais do país.

Sobre Paulo Moura – Reconhecido por sua  experiência em campanhas eleitorais bem-sucedidas no Brasil e no mundo, ele tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político. Foi vencedor, por quatro vezes, do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional, além de ter sido eleito um dos 100 mais influentes estrategistas políticos do mundo (COMPOL/USA 2017).

É pós-graduado em Marketing Político pela Universidade de Minas Gerais (UFMG); especialista em marketing digital e estratégia com título concedido pela Universidade de Harvard (USA); professor visitante da The George Washington University (USA) e da Universidade de Turim (Itália).

Moura também é membro de instituições como The American Association of Political Consultants (AAPC) e The International Association of Political Consultants (IAPC). Suas exitosas experiências internacionais passam por países como México, França, Rússia e Itália.

  

SERVIÇO

Lançamento do Livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais” (Editora Vozes)

Quando: 08 de maio (segunda-feira), às 18h30

Onde: Auditório do Empresarial JCPM (Avenida Antônio de Góes, 60, Pina, Recife/PE) Preço do livro: R$ 79,00

Onde encontrar: Amazon https://www.amazon.com.br/Intelig%C3%AAncia-pol%C3%ADtica-estrat%C3%A9gia-campanhas-eleitorai 

Informações: (81) 2122-3059

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

BIC lança isqueiros inspirados em séries da Netflix

BIC lança isqueiros personalizados com estampas de séries para conectar fãs as produções

19 horas ago

Sigma Lithium obtém licença para a mina de Barreiro

A licença ambiental foi aprovada com votação unânime da Câmara Mineraria, incluindo os representantes das…

19 horas ago

Smart Summit 2025: Feira de investimentos e negócios do RJ está chegando

Oitava edição do evento deve reunir mais de 10.000 participantes para debater as principais tendências…

19 horas ago

Infrações de trânsito podem levar à suspensão da CNH

A suspensão da CNH ocorre por acúmulo de 20 pontos em 12 meses ou infrações…

19 horas ago

Engenharia é destaque na economia do país e na criação de soluções para o futuro

Com diferentes áreas de atuação, a profissão é uma das mais importantes para o desenvolvimento…

19 horas ago

Altenburg utiliza a fibra de bananeira em nova coleção

Indústria catarinense Altenburg levou cerca de dois anos para desenvolver a linha PAKOVA, de produtos…

19 horas ago