Categories: Comunicação

Estúdio de impressão 3D atende desde soluções industriais a objetos pessoais

Peças de jogos, garrafas e latas simbólicas, brinquedos e até partes de um carro antigo podem ser recriados através de uma impressora 3D. De acordo com Thiago Meneguette, fundador da Só Ares 3D, localizada em São Caetano do Sul, a flexibilidade de produzir um produto final viabiliza um projeto em várias frentes.

Ele explica que a impressão em 3D funciona em três etapas. Na primeira, batizada de Modelagem 3D, o cliente coloca a ideia, mesmo que no papel ou com referências, e com uso de programas de modelagem e escultura digital, esse projeto é transformado em objetos 3D adequados para a impressão 3D. Na segunda etapa, denominada Fatiamento, são utilizados programas específicos, que convertem o objeto 3D em códigos de movimentos que a impressora entende. Por fim, com o modelo 3D convertido em um arquivo específico, o sistema lê e materializa, linha a linha, o item em terceira dimensão.

“Produzimos aqui uma caixinha, onde será inserida uma placa. Tudo isso vai dentro da parede, e funciona. Antigamente isso era inadmissível, porque o 3D era só visto somente como protótipo e não como produto final”, observa Thiago.

A versatilidade dos tipos de impressão é a chave do negócio. De acordo com a aplicação necessária, são produzidas peças resistentes à água, temperaturas elevadas, flexíveis ou rígidas. Há, ainda, demandas em que uma peça original existe para reposição no mercado, porém esse material é frágil. O especialista explica que “com a criação do objeto, desta vez impresso em 3D, há como reeditá-lo num material específico, cujo objetivo seja um produto final que atenda a real necessidade do cliente”.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Inteligência Artificial: empresas se preparam para 2025

De acordo com o relatório da BCG – Boston Consulting Group, o uso de Inteligência…

18 horas ago

VentureOne da ATRC lança a QuantumGate para a proteção dos dados na era quântica na CyberQ

Novo empreendimento revela um conjunto avançado de produtos de segurança de dados para proteger ativos…

18 horas ago

Pilares da sustentabilidade focam em soluções na gestão do lixo eletrônico

A proposta é buscar que um volume cada vez maior de lixo eletrônico não vá…

18 horas ago

Marketing de influência ganha força para 2025

Em 2025, o marketing de influência prioriza autenticidade, responsabilidade social e inovação tecnológica. Marcas e…

18 horas ago

Venda de ingresso online: tecnologia que impulsiona eventos

A venda de ingressos online, com projeção de US$ 101,94 milhões até 2029, reforça a…

18 horas ago

PUMA apresenta sua Vision 2030: aumentar o impacto no clima, na circularidade e nos direitos humanos

A empresa esportiva PUMA anunciou suas novas metas de sustentabilidade Vision 2030, que ampliam o…

18 horas ago