Categories: noticias-corporativas

Estudo aponta microinfluenciadores como as grandes estrelas do marketing digital

São Paulo 21/8/2020 – Não basta postar fotos bonitas com legendas de impacto, é preciso criar engajamento

Ao escutar a expressão “influenciador digital”, o que primeiro vem à cabeça é a imagem de celebridades com milhões de seguidores como Kylie Jenner e Kim Kardashian, as mais poderosas das redes sociais. Mas essas estrelas não brilham sozinhas quando se trata de influenciar o consumo global em diversos segmentos. Menos populares, mas muito mais acessíveis para empresas e seguidores, os microinfluenciadores são apontados como a bola da vez no mercado publicitário em todo o mundo.

Estima-se que, mensalmente, mais de 700 milhões de pessoas usam as redes sociais – seja no Facebook, Instagram ou YouTube. De acordo com um recente estudo realizado pela Sprout Social, cerca de 74% dos consumidores entrevistados se orientam por meio dessas redes para realizar uma compra, sendo que 84% tomam decisão com base nas opiniões de fontes confiáveis. “Isso mostra que os melhores influenciadores são aqueles que são percebidos como ‘pessoas comuns’, com experiências e opiniões próximas as do consumidor”, afirma o relatório.

Microinfluenciadores não são celebridades, especialistas ou figuras públicas típicas. Eles somam entre 5 mil e 100 mil seguidores e afetam a decisão de compra desse grupo compartilhando conteúdo pessoal, fotos de família e bichinhos de estimação, ao lado de dicas de produtos e serviços, muitos deles patrocinados por empresas de todos os segmentos. Nessa categoria, influenciadores podem faturar até 2 mil dólares por post. Segundo levantamento da Socialbakers, o mercado global de influenciadores movimentou cerca de 2 bilhões de reais em 2019.

O sucesso desse modelo de publicidade é o contato direto do influenciador com seus seguidores. “Procuro responder todas as perguntas e comentários, o que exige muita dedicação. O dia a dia de um influenciador digital é tão intenso quanto o de um departamento de atendimento ao consumidor em uma empresa”, diz a carioca Helena Hutchinson, que estuda marketing digital em Orlando, nos Estados Unidos. Com cerca de 1 milhão de seguidores no Instagram e um feed recheado de sorteios e dicas de produtos de beleza, ela se prepara para ensinar outros influenciadores a faturar nas redes sociais. “Não basta postar fotos bonitas com legendas de impacto, é preciso criar engajamento”, diz Helena, que já teve conteúdo repostado por ícones da internet como Carlinhos Maia, com mais de 16 milhões de seguidores no Instagram.

No início do ano, empresa de marketing Linqia, com sede na Califórnia, divulgou uma pesquisa com 200 profissionais de marketing de diversos setores. O relatório mostra que 78% das marcas planejam trabalhar com microinfluenciadores em 2020, destinando a eles 40% de seus orçamentos de marketing digital.

Website: https://linktr.ee/helenaaoficial

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre

A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…

1 dia ago

Empresas têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Decisão sobre o regime tributário unificado deve considerar custos, benefícios e compatibilidade com o perfil…

1 dia ago

Eurochem leva EJA para dentro da fábrica no Maranhão

A empresa de fertilizantes EuroChem, em parceria com o Sesi, levou a o EJA para…

1 dia ago

Antonio Veylla lança obra “A Invencível Espada de Moisés”

O livro apresenta uma jornada de confiança, coragem e amizade, em uma narrativa que tem…

1 dia ago

Hyatt divulga discussões exclusivas com a Hotels & Resorts N.V.

A Hyatt Hotels Corporation (a “Empresa” ou “Hyatt”) (NYSE: H) divulgou hoje que estabeleceu um…

1 dia ago

LambdaTest revela experiência SmartUI de última geração para testes visuais

A LambdaTest revela sua experiência SmartUI redesenhada, transformando os testes visuais com navegação perfeita, controles…

1 dia ago