Prêmio ExxonMobil de Telejornalismo de 2015, 32º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Categoria TV do Prêmio Rei da Espanha de 2016, Prêmio Anamatra de Direitos Humanos de 2016 e Categoria Responsabilidade Socioambiental do Prêmio Petrobras de 2016. O que esses eventos jornalísticos têm em comum? Todos foram conquistados por As Eternas Escravas, reportagem especial produzida ao estilo documentário pela equipe da Record TV. Com histórico super premiado, o conteúdo será reexibido na próxima edição do ‘Repórter Record Investigação’, que irá ao ar na noite de segunda-feira, 20.
Material premiado nacional e internacionalmente, As Eternas Escravas levou dois meses para ser produzido e foi exibido originalmente em junho de 2015. O trabalho envolveu boa parte do núcleo de reportagens especiais mantido pela Record TV, que tem Rafael Gomide de chefe de redação, atuando sob a direção do vice-presidente Douglas Tavolaro. Além do repórter Luciano Sturm, do editor-chefe Pablo Toledo e do apresentador Domingos Meirelles, a pauta contou com o envolvimento direto de outros oito profissionais: Caio Laronga (editor de pós-produção), Gustavo Costa (editor-executivo), Julio Cesar (sonoplasta), Marcelo Magalhães (editor), Michel Mendes (cinegrafista), Natália Florentino (finalizadora), Rafael Ramos (sonoplasta) e Valmir Leite (auxiliar).
A reportagem especial As Eternas Escravas conta com mais de 40 minutos de duração e conta histórias de meninas que vivem no quilombo Kalunga, em Cavalcante, cidade do interior de Goiás e a 320 quilômetros de Brasília. O conteúdo apurado contou com entrevistas, depoimentos e documentos exclusivos que giravam em torno de denúncias relacionadas a práticas criminosas, como abuso sexual infantil e tortura. Ao anunciar o teor da pauta para os telespectadores da Record TV, Domingos Meirelles explicou o quanto que ficou impactado com o que viu. “Tenho mais de 50 anos de profissão, mas nunca vi histórias tão perturbadoras como as que nós vamos mostrar no programa de hoje”, disse o apresentador na noite em que o documentário foi ao ar pela primeira vez na televisão brasileira.
Programa transmitido pela Record TV de forma ininterrupta de abril de 2014 a junho de 2016, o ‘Repórter Record Investigação’ acumula 12 premiações em sua história. Com o reconhecimento da crítica jornalística, a emissora reencaixou a produção em sua grade no início deste mês. O retorno da atração à televisão ocorreu depois do o contrato com Domingos Meirelles ser renovado. A temporada que está no ar é definida pela equipe do canal como “especial”. Informações levantadas pela reportagem do Portal Comunique-se dão conta de que o título pode ser integrado de modo fixo à programação do veículo — o que ganha cada vez mais força entre a direção.
Ferramenta auxilia a reduzir o risco de problemas futuros, como consumo excessivo de energia ou…
O cenário dos sistemas de armazenamento de baterias no Brasil tem mostrado um crescimento significativo…
O satélite mais potente operando na região Prime de TV da SES, a 19,2 graus…
Crescentes vulnerabilidades das tecnologias operacionais (OT) exigem regulamentações e defesas mais robustas, aponta o Laboratório…
Especialista em mercado digital destaca como personalização e planejamento podem impulsionar vendas no Natal