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Eu não aguento meu chefe!

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O convívio com chefe é tema de artigo da consultora Lygia Pontes, articulista-parceria do Portal Comunique-se. Análise serve para profissionais de todas as áreas – até jornalistas

“Não faça e não participe de fofocas: nunca, em hipótese alguma, espalhe informações sobre o(a) chefe”

Não sei dizer quantas vezes ouvi essa frase dos meus clientes, amigos, colegas e até de desconhecidos na rua. Eu também perdi as contas do número de vezes que critiquei meus gestores. Por causa disso, em um determinado momento da minha vida profissional, achei que era normal as pessoas odiarem os chefes. Era como se isso fizesse parte do job description de todos os profissionais.

Após alguns anos sem conseguir criar uma relação positiva com os meus gestores, tive um totalmente diferente e que era admirado por todos que faziam parte de sua equipe ou que tinham algum tipo de relacionamento com ele. Foi nesse momento que me dei conta de que essa deveria ser a regra. Comecei, então, a observar os motivos que levavam os profissionais a terem problemas de relacionamento com os chefes. Os principais foram: controle excessivo sobre a equipe, preocupação maior em saber quem cometeu um erro do que em solucionar a questão, falta de alinhamento, nenhum feedback e/ou apenas feedback negativo.

Mas e como resolver isso? Muitos profissionais acham que a resposta é mudar de área ou até mesmo de empresa. Mas existe outra forma de superar isso: mudar a nossa atitude. Sim, para construir uma relação positiva com os chefes nós é que precisamos agir. Afinal, não mudamos ninguém além de nós mesmos. O que conseguimos é influenciar quem está à nossa volta com nossas atitudes.

Assim, coloque em prática os comportamentos a seguir:

  • Estabeleça prioridades: a partir daí verá que dizer sim ou não a algum pedido do(a) seu(sua) chefe será menos complicado e isso o(a) deixará menos incomodado(a)
  • Imponha limites: sempre que seu(sua) gestor(a) tratar você de forma inadequada, fale. Não precisa dizer no momento em que a situação acontecer, já que os ânimos podem estar exaltados. Faça isso quando estiver mais calmo(a) e prepare-se antes
  • Seja solidário(a): procure entender se o(a) seu(sua) chefe está passando por um momento complicado – no trabalho ou fora dele – e mostre-se disponível para ajudar, mesmo que seja apenas para ouvi-lo(a) enquanto tomam um café
  • Não faça e não participe de fofocas: nunca, em hipótese alguma, espalhe informações sobre o(a) chefe – ou qualquer outra pessoas da empresa. Caso alguém queira contar para você um “grande acontecimento”, diga que não tem interesse ou que está ocupado(a). Se não der tempo de avisar a pessoa antes que ela comece a falar, explique depois que isso não agrada você.

Para você não se sentir sobrecarregado(a) colocando em prática diversos comportamentos novos de uma vez, comece com um por semana e observe se a sua relação com seu(sua) chefe muda. Mesmo que o relacionamento de vocês não fique maravilhoso, com certeza ele irá melhorar e isso vai deixar os seus dias no trabalho mais leves. Com isso, sua disposição e sua produtividade podem aumentar. Sem contar que você irá influenciar positivamente outros profissionais.

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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