A cada dia aumenta o volume de conteúdo com os quais profissionais de comunicação devem lidar. Enquanto a tecnologia desafia os profissionais a processar todas as informações de maneira ágil, aplicativos e outras ferramentas podem ajudar no processo. É o que diz a equipe do Brasil da Evernote, suíte de produtividade que produtos que possam ajudar as pessoas a trabalharem de forma eficaz.
Com mais 150 milhões de usuários no mundo, a empresa observou os hábitos e exemplos de sua comunidade e elencou cinco dicas de produção e organização de conteúdos de forma integrada a diferentes mídias – como vídeos, áudio e imagem. Confira:
1 – Mantenha seus textos à mão
Procure por aplicativos que sincronizam as informações na nuvem, tanto os que funcionando para compartilhamento e backup de arquivos pesados, como soluções que cruzam o conteúdo inserido. “Esses últimos são excelentes para criar anotações em qualquer momento e lugar seja um computador diferente, smartphone ou mesmo um tablet. A qualquer momento é possível revisar e editar seu material e as informações serão automaticamente sincronizadas por meio da internet”, explica a equipe do Evernote.
2 – Encontre seus textos
Com o contato constante com diversas ideias e produções ao longo do dia, nem sempre tempos o tempo necessário para analisar determinado assunto com a atenção merecida. Para resolver isso, salve textos, e-mails e outras páginas da internet que são do seu interesse, mas que possam ser organizadas posteriormente. “Para facilitar, é recomendável adicionar etiquetas (tags) pesquisáveis às notas e criar pastas ou cadernos para separar seus textos de acordo com os assuntos, organizando ainda mais o trabalho”.
3 – Anote tudo a qualquer momento
Ideias não aparecem em hora nem local certo. Com isso, não deixe a inspiração passar e anote tudo que desejar mesmo sem papel e caneta à disposição. “Registre o que lhe vier à cabeça para, no dia seguinte, continuar a desenvolver o conceito. Além de texto, as notas podem capturar áudio e fotos, recursos ideais para reuniões, lembretes ou ideias inovadoras”.
4 – Junte referências
Reunir fontes de pesquisa para trabalhos, estudos e até mesmos planos pessoais, como lugares para conhecer, é mais fácil quando há possibilidade de usar aplicativos que oferecem captura de conteúdo por meio de extensões nos navegadores. “Vale lembrar que a busca do aplicativo e a organização ajudará muito aqui”.
5 – Compartilhe e Colabore
É possível compartilhar conteúdos e editar textos e imagens a quatro mãos (ou mais) por meio de ferramentas tecnológicas. O recurso é útil para projetos em grupo. “Muitos colegas de trabalho já trocam conteúdos e inserem dados dessa forma ou até mesmo famílias geram lista de compras da casa”.