Assédio moral na equipe da Globo, é o que acusa Linhares Júnior, narrador esportivo que trabalhou no grupo de comunicação por 13 anos e foi demitido em novembro deste ano. De acordo com ele, sua demissão ocorreu após denúncia de situação em que teria sido humilhado. As informações foram publicadas em matéria do Notícias da TV.
Leia mais:
- SBT vai lançar telejornal no horário do almoço
- Sem Evaristo Costa, CNN Brasil reestreia ‘Séries Originais’
- Assédio judicial contra jornalistas vira caso para o STF
Linhares Júnior afirmou em entrevista que foi demitido após ter enviado uma denúncia a respeito de conversa com o gerente de futebol, George Guilherme, à ouvidoria da Globo. Na reunião com o superior, ele teria pedido para cobrir eventos mais esportivos, quando foi chamado de ultrapassado.
“Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado”, lembrou o ex-narrador do SporTV, em entrevista.
Sua demissão foi anunciada 20 dias após a denúncia sobre a reunião com o gerente. De acordo com ele, a emissora não fez mais contatos para investigar o caso de assédio moral. Após consultar advogados, ele analisa possibilidades de processar a Globo.
Desde 2019
Dois anos antes de sua demissão, Linhares Júnior já havia notado uma redução nas oportunidades de coberturas esportivas recebidas. Ao site de notícias, ele relatou que era escalado para menor volume que outros profissionais de sua mesma posição, “narrador 1”. A situação foi, inclusive, o que o teria levado a conversar com o chefe.
Na época, Júnior chegou a pedir a George Guilherme para cobrir mais eventos, o que foi negado. Com a resposta negativa, enviou o pedido à Joana Thimotheo, diretora de Eventos Esportivos, o que teria irritado o gerente. O superior teria entendido que o narrador “estava passando por cima dele”, segundo o relato que destaca uma redução ainda maior em sua escala para transmissões esportivas após o episódio.
Posicionamento da Globo
Em comunicado enviado ao Notícias da TV, a Globo reforçou seguir um posicionamento contrário a todos os tipos de assédio, os quais são investigados sempre que relatados por funcionários. Sobre a demissão, a empresa afirma que a saída de Linhares Júnior era prevista desde julho.