Desde que foi implementada, em março de 2020, a CNN Brasil reforça o intuito de ser uma empresa de comunicação para além da televisão. Nesta sexta-feira, 10, a marca deu mais um passo nesse sentido e fechou parceria com o YouTube no âmbito comercial, passando a ser um sales partner da plataforma de vídeos mantida pelo Google.
Com o acerto, confirmado com exclusividade pela reportagem do Portal Comunique-se, a CNN Brasil está credenciada a comercializar mídia no YouTube diretamente aos seus potenciais anunciantes. Ou seja: a emissora, que tem o empresário Rubens Menin como proprietário, poderá fazer a chamada venda direta de ads na plataforma — e, consequentemente, monetizar sem intermediações.
Diante da nova parceria, clientes poderão comprar espaços publicitários nos canais mantidos pela emissora no YouTube. Vice-presidente comercial da CNN Brasil, Mauricio Kotait valoriza a estratégia multimídia do projeto de comunicação. “Essa é a nossa escolha de plataforma para alcançar de forma mais abrangente os consumidores, oferecendo todo nosso conteúdo, de hard news a soft news, aos anunciantes”, comenta o executivo que assumiu a posição em agosto.
Temos uma marca fortemente distribuída
Para Kotait, a parceria com o YouTube permitirá que marcas façam campanhas de 360 graus, podendo fechar pacotes de anúncios que contemplem as mais diversas mídias. Isso porque além da televisão por assinatura, a CNN Brasil tem vez no rádio, na internet, nas redes sociais e — agora — na monetização da plataforma de vídeos do Google. “Realmente temos uma marca fortemente distribuída. Somos os mais completos do mercado”, avalia o VP comercial.
A parceria comercial entre CNN Brasil e YouTube é válida para todos os canais mantidos pela emissora jornalística na plataforma. Sim, canais, no plural. Atualmente, a empresa mantém ativos quatro canais diferentes no ambiente audiovisual. O principal soma 2,25 milhões de inscritos e quase 690 milhões de visualizações. Há, ainda, os espaços dedicados exclusivamente aos conteúdos voltados às bandeiras ‘Soft’, ‘Business’ e ‘Viagem & Gastronomia’.
Pelos canais no YouTube, a CNN Brasil disponibiliza a sua programação ao vivo, 24 horas por dia, além de divulgar trechos de atrações, como entrevistas e análises. Além disso, a empresa de comunicação conta com projetos exclusivos para a internet. É o caso, por exemplo, do ‘Horário de Brasília’ — podcast semanal que rendeu à dupla Daniela Lima e Renata Agostini o troféu do Prêmio Comunique-se 2021 na categoria ‘Jornalista Podcaster’.
O acerto com a CNN Brasil não é algo inédito no Google (empresa responsável pelo YouTube). A big tech mantém o programa chamado Google News Initiative (GNI), que promove ações para auxiliar na digitalização (e monetização) de veículos de comunicação. Isso no Brasil e em todo o mundo. Uma das iniciativas é justamente o de sales partner do YouTube.
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