Um passo importante para o projeto de instalação de uma fábrica da Matrix, marca chinesa que um player global de equipamentos de fitness de alta performance, no Brasil, foi dado na última semana. Anderson Franco, fundador e CEO da rede de academias Allp Fit, se reuniu com Peter Lo, presidente da Johnson Health Tech, grupo detentor da marca Matrix, em Taiwan, para formalizar um convite estratégico.
A aproximação entre as companhias brasileira e chinesa reforça o intercâmbio empresarial entre as duas potências mundiais. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em publicação oficial do site do governo federal, desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2023, o fluxo comercial entre os dois países foi de US$ 157 bilhões, com exportações brasileiras de US$ 104 bilhões. Entre 2007 e 2022, o Brasil foi o quarto principal destino de investimentos chineses.
Durante o encontro, Lo aceitou visitar o Brasil, marcando um avanço significativo nas discussões sobre a instalação de uma fábrica da Matrix no Vale do Aço, em Minas Gerais. A agenda da visita ainda será definida. A reunião contou com as presenças do presidente da Matrix, e de seu filho Jason Lo, CEO da Johnson Health Tech, que se mostraram de acordo com a proposta de Anderson Franco. O plano apresentado visa não apenas a expansão geográfica da Matrix, mas também a consolidação da marca como líder no mercado fitness da América do Sul.
Dentre os benefícios discutidos no encontro estão a possibilidade de redução de custos logísticos, tributários através de incentivos fiscais, o fortalecimento da marca Matrix, a criação de empregos, buscando o desenvolvimento econômico regional, a transferência de tecnologia de ponta e a implementação de práticas sustentáveis e projetos de responsabilidade social. “Formalizamos o nosso convite e certificamos que não mediremos esforços para criar condições ideais para que a empresa chinesa abra uma planta no Brasil”, disse Anderson Franco, destacando que, com a ação, a Matrix terá a oportunidade de expandir seu branding pela América do Sul.
O CEO da Matrix Brasil, Reginaldo Recchia, que acompanhou Anderson Franco durante a visita, confirmou a disposição prévia quanto à possibilidade de implantação de uma fábrica no Brasil. “Já estávamos trabalhando nessa ideia, visitando algumas fábricas brasileiras de equipamentos com o objetivo de adquiri-las e trazer a tecnologia da Johnson Health Tech, com engenheiros e profissionais dos Estados Unidos e China”, informou.
A expedição de conhecimento dos empresários à China representa um intercâmbio cultural, tecnológico e de negócios significativo. “Foi possível conhecer in loco a tecnologia da Matrix, além dos números que a colocam como a número um em equipamentos no mundo. O convite ao presidente Peter Lo é um passo importante, que teve boa aceitação”, destacou Recchia.
Pós-reunião, os próximos passos incluem estudo de viabilidade econômica, que leva em consideração a verificação de mão de obra, parte estrutural e outros pontos. E, logicamente, comunicar ao Conselho da empresa essa possibilidade, considerando que a expansão e investimentos no Brasil influenciam também na bolsa de valores. Recchia também se mostrou empolgado com a possibilidade e pronto para encarar o desafio. Em sua visão, a Matrix, com a nova fábrica, se tornará ainda mais robusta e poderá gerar diversos empregos com a criação da planta que possibilitará a exportação da tecnologia para outros países da América do Sul.
Parcerias entre Brasil e China
Atualmente, a relação bilateral entre Brasil e China vive seu melhor momento dos últimos 50 anos, de acordo com fontes do Instituto de Economia da Unicamp. Em 2024, a nação asiática tornou-se a primeira a adquirir mais de US$ 100 bilhões em produtos brasileiros em um único ano, representando uma fatia de 30,7% das exportações nacionais em 2023. Da mesma maneira, o Brasil é um destino de peso das exportações chinesas.
E não é apenas na macroeconomia que essa relação diplomática e de intercâmbio é favorável. O encontro entre Peter Lo e Anderson Franco também foi um momento de troca de conhecimento e experiências comuns que servem de inspiração, afinal, suas histórias são bastante parecidas. Ambos são vindos de famílias humildes e que construíram histórias de sucesso. Peter Lo cresceu em uma família muito pobre, com cinco irmãos, e criou uma empresa que hoje é um player global no segmento. Anderson Franco, por sua vez, veio de uma família simples, foi criado com mais nove irmãos e começou vendendo picolés para ajudar os pais. Hoje, ele é dono de quase 250 CNPJs, incluindo clínicas de estética, odontológicas, lojas de maquiagem e é o maior multifranqueado do Cartão de TODOS – presente em todo o Brasil e em outros países – e a rede de academias Allp Fit, que está investindo inicialmente meio bilhão em academias este ano no Brasil.
Anderson Franco aproveitou o momento para expressar sua gratidão à família Lo pela recepção e o convite para visitar as fábricas da empresa na China, em Shanghai, e nos Estados Unidos, em que pôde conhecer tendências e inovações no mundo fitness, sobretudo na área de tecnologia, e também pela parceria entre Allp Fit e Matrix. “Desde o momento em que criamos a Allp Fit, tínhamos certeza de que a Matrix seria nossa parceira ideal. A empresa é uma referência em todas as nossas atividades e entendemos que seu conceito conecta muito mais pessoas em busca de propósitos e seriedade, com princípios básicos de gestão. Temos orgulho de tê-los como parceiros e esperamos que nossa associação seja duradoura”, exalta Franco.
BIC lança isqueiros personalizados com estampas de séries para conectar fãs as produções
A licença ambiental foi aprovada com votação unânime da Câmara Mineraria, incluindo os representantes das…
Oitava edição do evento deve reunir mais de 10.000 participantes para debater as principais tendências…
A suspensão da CNH ocorre por acúmulo de 20 pontos em 12 meses ou infrações…
Com diferentes áreas de atuação, a profissão é uma das mais importantes para o desenvolvimento…
Indústria catarinense Altenburg levou cerca de dois anos para desenvolver a linha PAKOVA, de produtos…