Categories: noticias-corporativas

Fabricante de cloro no Estado do Rio de Janeiro cria programa de integridade

São Paulo, SP 12/11/2020 – Isso demonstra que a empresa também se preocupa em atuar de forma sustentável, respeitando seus colaboradores, o ambiente e os processos internos e externos.

As empresas estão sujeitas a regulamentações que abrangem o setor em que operam, o trabalho que realizam e as pessoas que empregam. Além disso, cada empresa tem um padrão de comportamento. Para garantir que tudo isso esteja em conformidade, o “compliance” entra em ação – seja como um departamento interno, seja na forma terceirizada. Entre muitas mudanças que vem implementando desde que se estabeleceu no Brasil, a Katrium Indústrias Químicas recentemente formatou um Programa de Integridade. A empresa – que há seis anos assumiu um negócio que teve início em 1948, no Rio de Janeiro – tem como um dos principais objetivos atender ao mercado latino-americano de sais de potássio e derivados do cloro, sendo a única fabricante do cloro no Estado.

De acordo com José Rosenberg, diretor geral da empresa, a implementação do Programa de Integridade – que incluiu a terceirização do serviço do canal de denúncias – demonstra alinhamento com uma conduta eticamente correta e respeitadora da lei – que deveria ser natural nas empresas. Ou seja, a Katrium tem tolerância zero com tudo o que não é correto, seja nas relações pessoais, seja no trato comercial ou ainda no relacionamento com a população do entorno e instâncias governamentais.

“Estar em conformidade com as leis, regulamentações, regras e políticas deve ser a base das operações internas e comerciais. Além de manter a legalidade, é fundamental estabelecer padrões, diretrizes e principalmente um comprometimento com um conjunto de valores – com regras éticas rígidas de conduta interna e externa”, reforça Rosenberg.

Em setores como a indústria de produtos químicos, espera-se que a empresa siga um conjunto de valores que abordem de forma proativa e direta questões sensíveis. Uma empresa cujas atividades comerciais têm implicações ecológicas deve, portanto, também comunicar bem seus padrões ambientais e de sustentabilidade e enfrentar críticas. Isso tem um efeito positivo em sua credibilidade e nas relações com seus stakeholders. Na Katrium, a participação da comunidade do entorno é fundamental e a empresa vem tentando corrigir pontos críticos enquanto moderniza o parque industrial.

De acordo com Thiago França, diretor-presidente da Proethic Consultoria de Compliance, o contrato com a Katrium tem pouco mais de um ano e uma atuação orientada por princípios de respeito e ética. “Isso demonstra que a empresa também se preocupa em atuar de forma sustentável, respeitando seus colaboradores, o ambiente e os processos internos e externos, em conjunto com a melhor oferta de acordo com a demanda de seu cliente, estabelecendo as bases para uma cultura de integridade forte e perene”.

Para França, investir em um Programa de Integridade bem estabelecido e atuante pode inclusive potencializar a imagem da organização perante o mercado. “É uma ótima maneira de ampliar o valor do serviço ou produto ao cliente, conferindo à voz do cliente um alcance maior quanto a sua experiência com a empresa. Dessa maneira, há um maior entendimento quanto às necessidades dos clientes e, a partir disso, é possível desenvolver soluções mais assertivas, experiências positivas e um relacionamento duradouro e de confiança, resultando em clientes mais engajados e satisfeitos”.

No caso da Katrium, se um denunciante decide registrar um incidente, ele pode acessar um canal personalizado de denúncias 24 horas por dia, sete dias por semana – e de forma anônima, se preferir. Ou ainda pode entrar em contato por telefone, durante horário comercial, se optar por falar pessoalmente sobre o assunto. A denúncia é recebida de forma confidencial, independente e livre de conflitos de interesses.

“Tão logo nossa equipe recebe uma denúncia ou reclamação, tem início um processo de análises e categorizações do relato conforme uma Matriz de Risco desenvolvida especialmente para a Katrium. Por fim, a denúncia é encaminhada para o Comitê de Ética de acordo com o fluxo definido pelo Programa de Integridade (Compliance). Todo denunciante recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do processo de investigação – que tem um prazo também predefinido para ser solucionado. O objetivo da Katrium não é acumular reclamações, mas soluções”, conclui França.

Fontes:
José Rosenberg, diretor geral da Katrium Indústrias Químicas S.A. www.katrium.com.br
Thiago França, diretor-presidente da Proethic Consultoria de Compliance www.proethic.com.br

Website: http://www.katrium.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre

A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…

24 horas ago

Empresas têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Decisão sobre o regime tributário unificado deve considerar custos, benefícios e compatibilidade com o perfil…

24 horas ago

Eurochem leva EJA para dentro da fábrica no Maranhão

A empresa de fertilizantes EuroChem, em parceria com o Sesi, levou a o EJA para…

24 horas ago

Antonio Veylla lança obra “A Invencível Espada de Moisés”

O livro apresenta uma jornada de confiança, coragem e amizade, em uma narrativa que tem…

24 horas ago

Hyatt divulga discussões exclusivas com a Hotels & Resorts N.V.

A Hyatt Hotels Corporation (a “Empresa” ou “Hyatt”) (NYSE: H) divulgou hoje que estabeleceu um…

24 horas ago

LambdaTest revela experiência SmartUI de última geração para testes visuais

A LambdaTest revela sua experiência SmartUI redesenhada, transformando os testes visuais com navegação perfeita, controles…

24 horas ago