Vice-presidente executivo de estratégia digital do Grupo Universal Music afirma que a parceria está criando modelo dinâmico de colaboração entre empresas de música e plataformas sociais
O Facebook e a Universal Music Group (UMG) anunciaram, na última semana, acordo global de longo prazo, sob o qual a UMG se torna a primeira grande empresa de música a licenciar seus catálogos tanto da gravadora quanto da editora musical para vídeo e outras experiências sociais no Facebook, Instagram e Oculus.
Segundo as empresas, a parceria é realizada no intuito de facilitar o engajamento mais profundo entre artistas e fãs, “capacitando os usuários a se expressarem por meio de músicas, compartilhar as canções que amam e construir comunidades em torno da cultura movida à música”. O acordo pretende servir como base para conduzir a parceria estratégica que irá oferecer novas experiências musicais online, permitindo uma variedade de recursos nas plataformas do Facebook.
“Existe uma relação magnética entre a música e a construção de comunidades. Estamos entusiasmados em dar vida a isso no Facebook, Instagram, Oculus e Messenger em parceria com o UMG. Os amantes da música, artistas e compositores estarão todos em casa, enquanto abrimos criatividade, conexão e inovação através da música e do vídeo”, afirma a chefe de desenvolvimento de negócios da música e parcerias do Facebook, Tamara Hrivnak.
Vice-presidente executivo de estratégia digital do Grupo Universal Music, Michael Nash afirma que a parceria está criando novo modelo dinâmico de colaboração entre empresas de música e plataformas sociais para promover os interesses de artistas e compositores, e ao mesmo tempo aumentar a experiência social de música para seus fãs.
“Esta parceria é um primeiro passo importante que demonstra que a inovação e a compensação justa para os criadores de música se reforçam mutuamente – eles prosperam juntos. Estamos ansiosos para o Facebook contribuir significativamente para um ecossistema saudável para a música que beneficiará os artistas, fãs e todos aqueles que investem em trazer músicas excelentes para o mundo”, diz Nash.
A novidade permitirá aos usuários fazer o upload de vídeos que contenham músicas licenciadas e personalizar suas experiências musicais no Facebook, Instagram e Oculus, enquanto compartilham vídeos com amigos e familiares. Com o tempo, a funcionalidade se expandirá para permitir o acesso a vasta biblioteca de música em série de elementos sociais.
Além disso, as empresas vão experimentar introduzir novos produtos baseados em música para as plataformas do Facebook, incluindo o Messenger, com o objetivo de catalisar a inovação para desenvolver a próxima geração de produtos de música que melhor envolvam os consumidores sociais.